Foto: Divulgação | Tânia Rêgo | Agência Brasil
As aulas semipresenciais em Salvador de algumas redes de ensino estão retornando nesta segunda-feira (10). Algumas escolas como Colégio Integral e a faculdade Universidade Salvador (UNIFACS) já tiveram um fluxo de alunos nas instituições.
Desde 2020, as aulas presenciais nas instituições de Salvador foram suspensas devido à pandemia do coronavírus. No entanto, o prefeito da capital baiana, Bruno Reis, decretou que os profissionais da educação fizessem a retomada das atividades.
Existe um impasse entre o Executivo municipal e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-BA) para o retorno das aulas. Nesta última quarta-feira (5), o prefeito recebeu a diretoria do sindicato para tentar entrar em acordo.
"Além de imunizar toda a comunidade escolar, temos protocolos rigorosos em todas as nossas unidades e os números da pandemia estão estáveis. Se esses números voltaram a crescer, eu serei o primeiro a voltar atrás e fechar novamente. Mas precisamos dar esse passo, precisamos avançar", afirma o prefeito Bruno Reis.
Em entrevista ao portal 071 News, a estudante de fisioterapia da UniFACS, Ana Clara Caldeira, relatou que o retorno das aulas em sua instituição estão tendo somente as aulas práticas presenciais e com o número reduzido de aluno para evitar aglomeração.
"A faculdade está seguindo os protocolos, todo mundo de máscara, de jaleco dentro do laboratório de acordo com as regras de uso. Está sendo tranquilo, no ano passado também tivemos algumas aulas práticas. Mas é arriscado e nem todo mundo vai, tem uma lista para os alunos que se disponibilizam a ir", conta a estudante de fisioterapia.
Por um outro lado os profissionais e estudantes que ainda não retornaram as aulas presenciais afirmam estar na expectativa da retomada. Como a assistente administrativo do Colégio Costa e Silva, Carolina Farias.
"Querer voltar todos nós queremos. A escola já está preparada e adaptada para esse retorno. Mas existe sim um medo, todos os funcionários e professores apenas receberam a primeira dose da vacina, e como sabemos, para uma completa imunização, é necessária também a segunda dose", pontua Carolina.
Comments