top of page
Foto do escritorRedação

Semob intensifica fiscalização da Lei Seca em ônibus de Salvador

As operações da Lei Seca em motoristas de ônibus de Salvador, reforçando a segurança no transporte público

Semob realiza blitz da Lei Seca no transporte coletivo por ônibus de Salvador
Foto: Lucas Moura/Secom PMS

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) intensificou suas operações da Lei Seca direcionadas aos motoristas de ônibus em Salvador. Realizadas pelo menos duas vezes por semana, as blitz têm o objetivo de garantir a ausência de álcool no organismo dos condutores. Na quarta-feira (23), a Semob realizou testes com 20 motoristas na Estação da Lapa pela manhã e outros 20 na Estação Rodoviária do BRT à tarde. Os resultados foram todos negativos. A medida busca reforçar a segurança no transporte público e prevenir acidentes, contribuindo para um ambiente viário mais seguro para todos os envolvidos.


Márcio Francisco dos Santos, supervisor de área da Semob, explicou que as operações ocorrem em locais estratégicos, como estações de transbordo, garagens e finais de linha, onde há grande concentração de ônibus. Essa medida abrange motoristas de diversos sistemas de transporte, incluindo o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus de Salvador (STCO), o Subsistema de Transporte Especial Complementar (Stec) e o BRT.


Santos enfatizou a importância dessas ações, ressaltando que proporcionam conforto e segurança aos usuários, garantindo que sejam transportados por profissionais comprometidos com a ausência total de álcool no sangue. Ele também destacou que os motoristas são informados do teste apenas no momento da realização, reforçando o compromisso de não combinar álcool e direção.

"Com certeza é uma forma de prevenção, porque dessa maneira nenhum profissional vai querer se arriscar a perder o emprego. Se alguém pensava em beber, não vai fazer isso, porque sabe que pode passar pelo teste", diz Marinho Santana, motorista do BRT há 11 meses.

José Antônio, que atua tanto em ônibus comuns quanto no BRT, compartilha a importância dos testes: "É muito importante, pois é uma segurança a mais para todos nós".


A passageira Ellen Souza, de 38 anos, também expressa sua opinião: "Eu fico mais tranquila em saber que existe esse controle, atestando que os motoristas estão realmente cumprindo o que determina a lei. É um serviço muito necessário para a nossa segurança".


É importante ressaltar que a tolerância é zero nesses testes. Caso seja detectada uma concentração de até 0,33 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, o motorista é autuado por infração de trânsito, sofrendo penalidades como multa, suspensão da CNH por 12 meses e acúmulo de pontos na carteira. Além disso, a empresa para a qual o motorista trabalha também pode aplicar medidas disciplinares. Caso a concentração seja igual ou superior a 0,33 mg/L, configura-se o crime de trânsito, e o motorista é conduzido à delegacia.


Com essas operações, a Semob reafirma seu compromisso em proporcionar um transporte público seguro e confiável para os cidadãos de Salvador.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page