Vacina bivalente está disponível para moradores da cidade que já tomaram duas doses da monovalente, além de outros grupos prioritários e crianças
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), anunciou que retomará a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (2). A vacina bivalente estará disponível para pessoas com 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades, incluindo gestantes e puérperas. Para receber a vacina, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, ser residente de Salvador e ter recebido duas doses da vacina monovalente com um intervalo de quatro meses. Os grupos prioritários incluem trabalhadores da saúde, quilombolas, indígenas, ribeirinhos maiores de 12 anos, adolescentes em medidas socioeducativas menores de 18 anos e população privada de liberdade maiores de 18 anos.
Adolescentes com 12 anos ou mais com deficiência permanente, imunocomprometidos ou com comorbidades também serão contemplados na vacinação, sendo que a comprovação para esse grupo será realizada de forma autodeclarada, com a lista de comorbidades habilitadas disponível no site saude.salvador.ba.gov.br/. As pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou não completaram o esquema primário com as três doses indicadas estão aptas a receber a bivalente desde que respeitem o intervalo mínimo de dois meses a partir da última dose recebida de qualquer um dos imunizantes.
Para ter acesso à bivalente, é necessário residir em Salvador e possuir o cartão SUS habilitado para a capital baiana, sendo possível consultar o cartão no site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/reimpressao-de-cartao-sus/. Gestantes não precisam comprovar a situação gestacional, e as puérperas devem apresentar documento que comprove o puerpério. Trabalhadores da saúde devem apresentar documento que comprove a vinculação ativa com o serviço de saúde.
A estratégia de vacinação contempla ainda a primeira e a segunda dose para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias com ou sem comorbidades, além do reforço da Pfizer Pediátrica para menores de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades. A vacinação do público infantil será realizada mediante apresentação do documento de identificação da criança e dos pais e/ou responsáveis, carteira de vacinação, cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS. A terceira dose será disponibilizada exclusivamente para pessoas imunocomprometidas maiores de 12 anos com o cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.
Os interessados devem apresentar originais e cópias do cartão de vacina ou carteira nacional de vacinação digital (CONECTSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do estado da Bahia. Os demais grupos que não estão incluídos na estratégia ‘Liberou Geral’ devem residir em Salvador. A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário.
Comments