top of page

Salvador registra aumento de casos de norovírus, mas descarta surto

 Secretaria de Saúde (SMS) esclarece que aumento não configura surto e reforça medidas simples de prevenção.

Apesar do aumento de casos em Salvador, a SMS descartou um surto da doença | Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

A cidade de Salvador está enfrentando um aumento nos casos de norovírus, conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No entanto, a SMS esclareceu que esse aumento não configura um surto da doença e enfatizou a eficácia de medidas simples de prevenção, a informação foi confirmada pela pasta através de nota enviada na quarta-feira (15).


Segundo a SMS, os números observados nas unidades de urgência da rede não indicam um surto da doença, e a disseminação do norovírus pode ser inibida com medidas básicas de prevenção, como a higienização frequente das mãos e o uso de máscaras.


A infectologista Adielma Nizarala explicou que o norovírus é mais comum nesta época do ano devido às baixas temperaturas, que favorecem a disseminação de vírus e bactérias causadores de infecções. Os principais sintomas incluem náuseas repentinas, vômitos e diarreia forte, que podem surgir entre 24 e 72 horas após a infecção. A médica ressaltou a importância do repouso e da hidratação para a recuperação do paciente, pois não há tratamento específico para a gastroenterite provocada pelo norovírus.


Orientações

A SMS reforçou que as unidades de pronto atendimento (UPAs) estão preparadas para oferecer assistência aos casos de gastroenterite, e até o momento não houve restrição de atendimento para pacientes com classificação verde ou amarelo, que são os perfis mais comuns entre os pacientes com essa condição. Apesar do aumento nos casos de norovírus, as UPAs apresentaram queda no número de atendimentos nos últimos dois meses.


É importante destacar que o norovírus não é de notificação compulsória, ou seja, não há obrigatoriedade de comunicação da autoridade de saúde sobre casos suspeitos ou confirmados da doença.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page