top of page
Foto do escritorRodrigo Ferreira

Salvador é geek! Eventos reúnem mais de 12 mil pessoas.

Atualizado: 17 de nov. de 2022


A capital baiana também é palco da arte dos cosplays, customização pode custar até 7 mil reais.



Cosplayers no Centro de Convenções de Salvador (reprodução/Instagram)


O cosplay é uma prática originada nos Estados Unidos, em meados do século XX. O termo é em inglês e significa a junção de duas palavras: costume (fantasia) e roleplay (interpretação). É basicamente a pessoa se fantasiar do seu personagem de game, série, filme, anime favorito e interpretá-lo, abraçando todas as idades. No Brasil, o cosplay é identificado iniciando na década de 80 e na década de 90 ganhou popularidade. Nas feiras e eventos há concursos de quais são os melhores cosplays com premiações aos vencedores.


Aqui em Salvador não é diferente. Apesar de bem segmentada, encontramos na cidade grupos que participam de eventos da cultura geek, sendo os principais o Anipólitan, característico para fãs de animes e cultura japonesa e coreana, e o Gamepólitan, que, como o próprio nome indica, foca em games. Além de campanhas de ações solidárias com essa atividade, como todo ano fazem doação de sangue no Hemoba.


Em entrevista, Ronílson Lobo, professor universitário, conta que no mundo dos cosplayers da Bahia é conhecido por ser o Darth Vader, o grande vilão dos filmes da saga Star Wars. Ronílson também afirmou ao 071 News que a cena está crescendo por aqui, principalmente no Nordeste, apesar de São Paulo ainda ser a principal cidade geek do país.


No entanto, apesar dele ver com bons olhos o crescimento por aqui, Ronílson ainda acredita que há muito preconceito por aqui com a prática. “Ainda olham para quem faz cosplay em Salvador e tratam como pessoas bobas. Olha, ele se fantasia de um personagem. Em tom irônico ou de deboche”, afirmou.


Ronnie, como é conhecido fora da fantasia, relata sobre os custos de ser um cosplayer profissional, “Estou por fora de preço. A última vez que soube era cinco mil reais aqui. No Brasil. Se você importar, você vai pagar o dobro. Eu imagino que seja esse preço". Por exemplo, a fantasia do Darth Vader de Ronnie custou entre cinco a sete mil reais. Dependendo do personagem que você queira se fantasiar, esse valor pode aumentar ou diminuir significativamente.



Ronílson e sua família são cosplayers (reprodução/Acervo pessoal)

Com o retorno após o cenário pandêmico, os eventos estão sendo anunciados. A volta dos artistas fantasiados atrai públicos de todas as idades despertando o interesse para esse universo. Os lançamentos de novos filmes e séries da cultura pop também impulsionam a presença dos artistas em estreias, convenções em shoppings e livrarias na cidade. Mesmo que sejam em períodos específicos.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page