top of page
Foto do escritorVictor Oliveira

Rio Guaíba atinge menor patamar em oito dias, mas preocupações persistem devido às chuvas no Rio Grande do Sul

Levantamento divulgado pelo governo gaúcho mostra cenário do estado após as fortes chuvas, com destaque para a situação crítica da Lagoa dos Patos e os impactos das enchentes.


Avenida alagada em Porto Alegre (RS) Crédito: Evandro Leal/Enquadrar/Estadão

O Rio Guaíba, mesmo registrando o menor patamar em oito dias, continua sob os efeitos das intensas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul. Dados do governo estadual, compilados pelas secretarias do Meio Ambiente, Infraestrutura, Logística, Transportes e Educação, revelam a atualização constante da situação, com 78 trechos de rodovias bloqueados devido às inundações.

Nível do Guaíba é o menor em 8 dias / Reprodução / DRHS/SEMA-RS

Enquanto isso, a região da Lagoa dos Patos enfrenta uma situação alarmante, com o nível atingindo 2,36 metros, superando o recorde histórico estabelecido em 1941. O aumento repentino preocupa autoridades e população, com o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS mapeando áreas de risco. Municípios como Pelotas, São Lourenço do Sul e Rio Grande estão entre os mais afetados.


Enquanto isso, as consequências das chuvas já se mostram devastadoras: 136 mortos, 125 desaparecidos, 71.398 pessoas em abrigos e 339.928 desalojadas em 444 cidades do estado. A situação exige atenção contínua e esforços conjuntos para enfrentar a crise.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page