Prêmio Maria Felipa: Homenageando o legado das mulheres negras na 14ª Edição
- Ronaldo Anunciação
- 29 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Destacando a resiliência e contribuições: Mulheres negras recebem honraria na 14ª Edição do Prêmio Maria Felipa

Tendo alcançado sua 14ª edição, o Prêmio Maria Felipa consolidou-se como uma das mais prestigiosas honrarias voltadas a mulheres negras. Em uma emocionante cerimônia realizada no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), 19 mulheres negras foram laureadas com essa importante distinção, enaltecendo suas notáveis contribuições na luta pelos direitos e contra o racismo. A celebração coincidiu com o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, e também com o Dia Nacional da Mulher Negra.
O evento, idealizado para evidenciar o papel fundamental das mulheres negras na sociedade, reconheceu aquelas que se destacaram em diversos âmbitos, tais como artes, ciências, educação, empreendedorismo, ativismo social e outras formas de impacto positivo na comunidade. Desse modo, o prêmio ganhou status como a principal homenagem dirigida a esse grupo tão importante.
A vereadora Ireuda Silva (Republicanos), encarregada de conduzir o Prêmio Maria Felipa, celebrou a mais recente edição do evento, fazendo um paralelo entre as trajetórias das homenageadas e o legado de Maria Felipa, uma marisqueira e pescadora que lutou pela Independência do Brasil na Bahia.
"Neste momento, reverenciamos alguém que nos deixou um legado, que é Maria Felipa, e demonstramos que temos exemplos vivos de mulheres negras prestigiadas, que contribuem significativamente para nossa sociedade", enfatizou Ireuda.
A escolha do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira como palco da cerimônia reforça a importância de valorizar e preservar a rica cultura afro-brasileira, realçando o legado de resistência e superação das mulheres negras ao longo da história.
Ao longo da noite, discursos inspiradores e comoventes trouxeram à tona questões relevantes sobre a luta das mulheres negras por reconhecimento e igualdade de oportunidades. A cantora e empresária Anna Telles apresentou uma interpretação musical cativante, contando com a participação do cantor Carlinhos Brown, enquanto a cantora Nara Costa emocionou a todos ao entoar um hino gospel após ser agraciada com a honraria.
O Prêmio Maria Felipa, nomeado em homenagem à heroína baiana que enfrentou a opressão no século XIX, carrega consigo a mensagem de empoderamento e encorajamento para as futuras gerações. A 14ª edição deste evento marcante celebrou a força, a resiliência e as inestimáveis contribuições das mulheres negras para a sociedade brasileira.
"Ao compreendermos o impacto do racismo na vida das pessoas negras, especialmente das mulheres, percebemos que estarmos aqui hoje é uma prova de nossa vitória sobre essa adversidade", acrescentou Ireuda.
Abaixo estão todas as homenageadas na 14ª edição do Prêmio:
1. Abidjan Rosa - Empresária
2. Aline Ramos - Tenente da PM
3. Camila Oliveira - Jornalista
4. Doinha Prata - Apresentadora
5. Erisangela Dias - Empresária
6. Jacqueline Bispo - Coordenadora de cozinha
7. Jamile Barreto - Ginecologista
8. Juliana Persan - Empreendedora e influenciadora digital
9. Kenia Maria - Defensora dos Direitos das Mulheres Negras da ONU Mulheres Brasil
10. Lívia Costa - Modelo plus size
11. Priscila Rosa - Neurologista
12. Val Benvindo - Jornalista
13. Roseli Ramos - Tenente-coronel da PM
14. Nara Costa - Cantora
15. Lilian Nara - Guarda civil municipal
16. Vanda da Cruz - Primeiro-tenente
17. Mabel Freitas - Pesquisadora e educadora
18. Patricia Reis - Juíza de paz
19. Madalena Brown - Cozinheira.
Comentários