Santa Luzia, conhecida como a protetora da visão e padroeira dos oftalmologistas, será homenageada em Salvador no dia 13 de dezembro. A celebração ocorrerá na Igreja Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, localizada no bairro Comércio.
Antes do dia dedicado a Santa Luzia, um tríduo será realizado até o dia 12, com celebrações às 9h e às 19h. No dia 13, serão celebradas missas às 6h, 8h, 10h, 15h e 17h. Após a Celebração Eucarística das 10h, uma procissão com a imagem de Santa Luzia percorrerá as principais ruas do bairro Comércio.
O templo, que tem Santa Luzia como co-padroeira, abriga uma fonte que tem minado água desde o século 17. Diariamente, inúmeros fiéis visitam a fonte. Em 1902, um homem cego lavou os olhos na fonte e recuperou a visão, um milagre atribuído à Santa Luzia.
Santa Luzia nasceu em uma família rica e cristã em Siracusa, Itália, no ano de 283. Após a morte de seu pai quando ela tinha cinco anos, Luzia foi criada por sua mãe, que sofria de graves hemorragias. Luzia pediu ao Senhor que curasse sua mãe e, após rezar junto à imagem de Santa Águeda, a cura ocorreu.
Luzia e sua mãe, então, começaram a distribuir todos os seus bens aos pobres. Quando um jovem local percebeu que elas eram cristãs, denunciou-as ao prefeito de Siracusa, que as enviou ao Imperador Diocleciano. Luzia sofreu inúmeras crueldades por sua fé, mas permaneceu firme. Eventualmente, os soldados arrancaram seus olhos, que foram milagrosamente restaurados. Incapazes de fazê-la renunciar à sua fé, os soldados a degolaram.
A devoção a Santa Luzia começou no dia de sua morte, 13 de dezembro de 304, primeiro na Itália e depois em toda a Europa. Hoje, ela é conhecida como a "Santa da Visão".
Serviço:
Quem: Devotos de Santa Luzia
O quê: Festa de Santa Luzia, protetora da visão e padroeira dos oftalmologistas
Quando: 13 de dezembro de 2023
Onde: Igreja Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia (Comércio, Salvador)
Comments