Mais um artigo para auxiliar neste ano repleto de concursos e processos avaliativos como ENADE e ENEM
Ler abre diversas portas em nossas jornadas pessoais e profissionais, sabia?
Há estudos que comprovam a eficiência dos hábitos de leitura para proteção do cérebro, pois pessoas que leem com frequência tem menor chance de desenvolver demência e diminuem os riscos do Mal de Alzheimer, além de ter uma rotina com cargas de estresse reduzidas, pois ler permite viagens tão relaxantes quanto ouvir música, permitindo que a carga do cotidiano seja suavizada. As pessoas que tem na leitura um hábito permanente também conseguem desenvolver mais empatia, sabia? Ao ler, o indivíduo pode compreender mais o que o “outro” sente e, assim, por meio das experiências em suas jornadas literárias, consegue interpretar melhor comportamentos e fazer ilações que podem ser úteis para as suas relações interpessoais cotidianas. Tão importante quanto o exercício físico é o treino da mente, por isso, aderir ao processo constante de leitura permite que tal segmento tenha atuação nos diferentes circuitos neurais e nesta dinâmica, processos de estimulação cerebrais promovam mudanças significativas em sua maneira de agir e pensar. Ademais, ler ajuda na aprendizagem de conteúdos diversos, pois influencia a forma como lidamos com os diversos assuntos, além de ampliar o nosso vocabulário. Por isso, ler deve ser parte de sua rotina diária, tal como se alimentar e dormir.
Mas, afinal, quais são os principais tipos de leitura?
Como posso organizar uma eficiente rotina de leitura?
Primeiro é preciso começar de algum lugar. Se for literatura e você não tiver ainda habituado, comece por crônicas e contos, indo posteriormente para os romances. É uma maneira de não enfrentar volumes maiores de texto e estabelecer barreiras que o desanime. Se sua jornada diária estiver conectada com o mundo acadêmico, treine também com a leitura de textos científicos de sua área, tendo em vista ampliar os seus horizontes interpretativos e promover o conhecimento acerca de modalidades mais diversas de escrita. Muita gente me questiona sobre iniciar com os livros físicos ou investir nos digitais. Sinceramente, apesar da pegada sustentável e da mobilidade dos e-books, ainda prefiro aderir aos livros impressos, pois acredito que haja uma relação maior de pertencimento e descanso, também, para a visão, fora que nos suportes digitais, a tendência para mudarmos da leitura para redes sociais, aplicativos e outras distrações é bem maior. Assim, sem fundamentação científica, prefiro o físico, mas depende muito do desprendimento do leitor.
Dizem que ler durante a noite dá sono, por isso, invista em leituras diurnas, não apenas nas pausas, mas em deslocamentos no metrô, dentre outras paradas e travessias. É uma maneira bacana de exercitar a mente, principalmente para aqueles desacostumados com a prática tão necessária para se manter relevante socialmente na contemporaneidade. Ademais, não esqueça de carregar consigo um livro, em qualquer oportunidade, pois nas passagens do seu dia, a leitura pode se tornar uma belíssima opção de acompanhamento, seja na fila de um banco, de loja ou na sala de espera para um atendimento clínico. Crie, para você, as oportunidades, para que a prática da leitura se transforme uma rotina orgânica do cotidiano. Para isso, é importante que não haja desistência no primeiro obstáculo, combinado? As conquistas neste processo não estão garantidas como numa ciência exata, mas é bem possível que aliando Hábitos de Leitura com Conhecimentos Gerais, você turbine o seu perfil profissional e as suas habilidades e competências no âmbito do pleno exercício de sua cidadania.
O momento de maior destaque da minissérie “Batalha Bilionária”, foi a representação das reuniões com um nível altíssimo da equipe de desenvolvimento do projeto Google Earth. A série trouxe tensões, desafios técnicos, e a paixão eloquente dos engenheiros e cientistas que estavam envolvidos na formação desta incrível ferramenta revolucionária para o mundo. Destacando assim, a importância da colaboração e uma busca persistente pela inovação. A minissérie apresenta como a liderança, visão e a gestão de recursos executam um papel minucioso no sucesso de determinados empreendimentos complicados. Além do mais, destaca a necessidade de continuar mesmo diante de osbstáculos encontrados durante o processo e o quanto é importante aprender com os fracassos. A série traz fatos inspiradores pela busca incansável pelo…