top of page
Foto do escritorRedação

Prefeitura de Salvador lança cartilha de acessibilidade para pessoas com deficiência

Cartilha da Prefeitura de Salvador orienta atendimento e serviços públicos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida


Foto: Ascom

A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) da Prefeitura de Salvador lançou a cartilha "Acessibilidade - Convivendo com a Diversidade Humana", com o objetivo de efetivar e garantir os direitos das pessoas com deficiência e das pessoas com mobilidade reduzida. A ação representa um instrumento para orientar o atendimento e a prestação de serviços públicos por servidores da Prefeitura.


A cartilha tem uma linguagem simples, didática e ilustrativa, e objetiva facilitar o entendimento dos conceitos, das normas e dos principais direitos da pessoa com deficiência.


"A Sempre tem, dentre suas diversas missões, articular, acompanhar, propor e executar políticas públicas voltadas à inclusão social da pessoa com deficiência em Salvador. E essa cartilha chega como mais um instrumento técnico para orientar os gestores e servidores do município, na certeza de serem observadas as normas técnicas que garantam a acessibilidade, permitindo que os direitos constitucionalmente assegurados às pessoas com deficiência e às pessoas com mobilidade reduzida se consolidem, fazendo-se respeitar o princípio da dignidade de todas as pessoas"., frisou o secretário da pasta, Júnior Magalhães.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24% da população brasileira, aproximadamente 46 milhões de pessoas, têm algum tipo de deficiência, de acordo com o último Censo (2010) do IBGE. No país, a deficiência com maior incidência é a visual (18,60%), seguida pela física (7%), auditiva (5,10%), e intelectual (1,40%). Pessoas com deficiências múltiplas representam 23,90%. Em Salvador, 26,3% da população possui algum tipo de deficiência.


Júnior Magalhães destaca que saber diferenciar os tipos de deficiência, suas peculiaridades e dificuldades no espaço público é de extrema importância.

"De forma a lidar com elas da melhor forma possível no seu espaço de trabalho com paciência, clareza, recursos, comunicação adequada é um pressuposto mais do que necessário para a uma sociedade inclusiva e acessível em devemos começar no ambiente de trabalho", observou, arrematando que essa cartilha será distribuída por todas as secretarias do Executivo municipal.

A cartilha orienta como lidar com as deficiências intelectual, auditiva, visual, física e autismo. Para a deficiência intelectual, recomenda-se falar de maneira clara e sucinta, repetir as informações, usar imagens e ter paciência. Para a deficiência auditiva, verificar a comunicação utilizada, falar de frente e pausadamente, respeitar outras línguas. Para a deficiência visual, identificar-se, pedir permissão, descrever ambientes, guiar se necessário. Para a deficiência física, ter espaços acessíveis, adaptar banheiros e mesas, observar obstáculos arquitetônicos. Para o autismo, compreender particularidades, ser gentil, paciente e compreensivo.


A ação reforça o compromisso da prefeitura em garantir a acessibilidade e a inclusão social das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no município de Salvador.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page