Prefeitura entrega obras de restauração nesta segunda-feira (18), melhorando a acessibilidade e a experiência dos visitantes
A Prefeitura de Salvador entregará as obras de requalificação e restauração do Mercado Modelo, um dos principais pontos turísticos da cidade, nesta segunda-feira (18). A cerimônia de inauguração será realizada pelo prefeito Bruno Reis, a vice-prefeita Ana Paula Matos e outros gestores municipais, às 16h, na Praça Visconde de Cayru, no Comércio.
As melhorias no Mercado Modelo incluíram a recomposição da cobertura existente, pintura, revestimentos, nova iluminação e outras melhorias internas que respeitam as características originais do edifício. Além disso, o espaço agora possui rampas de acessibilidade para facilitar o deslocamento de pessoas com dificuldades de locomoção e um elevador. O subsolo do mercado também foi requalificado para abrigar exposições culturais.
Este é um marco importante para a cidade de Salvador, pois representa um compromisso com a preservação de seu patrimônio histórico e cultural, além de melhorar a acessibilidade e a experiência dos visitantes.
Confira aqui um teaser do novo Mercado Modelo:
Vídeo: Reprodução: @mercadomodelobahia
História
O Mercado Modelo foi inaugurado em 2 de fevereiro de 1912, surgindo da necessidade de um centro de abastecimento na Cidade Baixa. Era um centro comercial onde era possível adquirir itens variados como hortifrutigranjeiros, cereais, animais, charutos, cachaças e artigos para o Candomblé.
Em 1969, o mercado sofreu o mais violento incêndio de sua história, a tal ponto que se tornou necessária a demolição do antigo imóvel. A partir de 2 de Fevereiro de 1971, passou a ocupar o edifício da 3º Alfândega de Salvador, uma construção de 1861 em estilo neoclássico, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
O Mercado Modelo viveu pelo menos cinco grandes incêndios ao longo de sua história. Em 1984, um incêndio levou a uma extensa reforma do edifício, permitindo a sua reinauguração.
Hoje, o Mercado Modelo é um dos mais importantes mercados de artesanato do Brasil, visitado por 80% dos turistas da cidade. Ele oferece a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia, contando com dois dos mais tradicionais restaurantes de culinária baiana.
Commentaires