PM e SJDH capacitam policiais para atender população vulnerável durante o São João
- 071 News
- 18 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Curso visa melhorar atendimento a LGBTQIAPN+, crianças, adolescentes e idosos nas festas populares da Bahia

Mais de 200 policiais militares na Bahia iniciaram uma capacitação nesta segunda-feira (17) para prevenir violações de direitos humanos durante os festejos de São João e São Pedro. O treinamento, realizado no Centro de Operações e Inteligência (COI) em Salvador, contou com a participação de 130 policiais presencialmente e outros 130 online de diferentes municípios.
O curso, segundo o tenente-coronel Luide Souza, coordenador de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM-BA, tem como objetivo qualificar o atendimento às vítimas e evitar situações de violência, especialmente para grupos vulneráveis como LGBTQIAPN+, idosos, crianças e adolescentes.
“Queremos que todos os policiais escalados estejam preparados para lidar adequadamente com essas situações”, afirmou Souza.
Durante a formação, os policiais aprendem sobre o uso correto de pronomes com mulheres trans e travestis, revisam o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e discutem abordagens para assegurar o melhor acolhimento às vítimas.
O soldado Edvaldo Campos, da Tropa de Choque, destacou a importância da formação. “Estamos cuidando de cidadãos que precisam ser tratados com dignidade e respeito, e essa capacitação reforça a prioridade de garantir isso”, disse Campos.
A capacitação é uma ação conjunta da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e já foi aplicada durante o carnaval deste ano e na Micareta de Feira de Santana.
Kommentare