Desvendando os segredos do planejamento de carreiras: insights inspiradores com base em 'Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento
A narrativa nos apresenta Erin Brockovich (Julia Roberts), uma mãe de três filhos que precisa de qualquer jeito arrumar um emprego. Tudo começa quando o seu advogado, Ed Masry(Albert Finney), perde um caso para Erin em pleno tribunal. Julgada de forma preconceituosa pelos envolvidos na situação, ela ainda precisa enfrentar as humilhações por ser uma mulher solteira e com três filhos, oriundos de relacionamentos diferentes, ou seja, uma pessoa que não é bem vista dentro da hipocrisia social de cada dia.
O temperamento explosivo da personagem não colabora com o andamento do processo e a perda do caso significa continuar desempregada, desabonada e desrespeitada. Ela decide entrar em contato com o advogado que tomou conta do seu caso, tendo em vista obter algumas orientações, mas como não recebe retorno pelas ligações, visita-o em pleno expediente no escritório.
Ao estabelecer um clima de tensão, Erin praticamente implora por ajuda, afinal, o que a leva desesperadamente a pedir emprego é a necessidade de sobreviver sem passar fome e alimentar os seus filhos. Tocado (e pressionado) pela situação, Masry concorda em ajuda-la ao conceder uma vaga no escritório, tendo como uma das suas primeiras missões, arquivar documentos de um caso da PG&E, corporação interessada em adquirir a residência de Donna Jensen (Marg Helgenberger), situada em Hinkley, na Califórnia.
Curiosa, Erin mergulha no material de arquivo e começa a perceber algumas incongruências. Alguns documentos médicos anexados ao material demonstram que há algo de errado em torno do processo. Assim, a moça embarca numa jornada de investigação, que se inicia com uma breve visita a cliente em Hinkley e acaba ganhando maiores proporções, ao constatar que as águas subterrâneas utilizadas pela população local estão contaminadas com cromo hexavalente, elemento altamente cancerígeno.
Ela pede ao advogado que a deixe pesquisar a fundo a situação. Depois de autorizada, Erin utiliza todos os seus atributos, tais como carisma, paciência, determinação e foco para investigar casos adjacentes ao da senhora Jensen. É quando descobre que há uma extensa rede de pessoas prejudicadas pela mesma situação, algo que pede um processo judicial que pode mudar a vida de todos.
Um de seus maiores desafios é enfrentar esta poderosa corporação, a Pacific Gas and Electric Company, o que vai desencadear outras situações dramáticas ao longo da narrativa. Decidida a descobrir o que há por detrás de todos os acontecimentos envolvendo a instauração da PG&E em Hinkley, Erin investe em mais pesquisa e começa a ganhar a confiança de outros residentes, dando corpo ao material que mais adiante vai render o que podemos chamar de sua “tese”.
Muitos destes residentes são pessoas que desenvolveram tumores e outros problemas de saúde. Tratados pelos médicos contratados pela PG&E, estas pessoas pensam erroneamente sobre o cromo utilizado em sua região. Inicialmente acham que tudo é fruto de uma coincidência, mas as investigações de Erin começam a mostrar o contrário, retirando toda a sujeira da corporação, jogada para “debaixo do tapete” há décadas.
A virada ocorre mais adiante, quando um misterioso homem alega ter sido o funcionário responsável por dar cabo dos documentos que comprometiam a PG&E. Memorandos que comprovam os sócios como pessoas que estavam cientes dos males do cromo para os habitantes, arquivos estes, responsáveis pelo atestado de culpa da empresa, material que se torna a principal fonte de comprovação para a provável vitória do caso no tribunal.
É a partir daí que Erin Brockovich vai precisar de destreza e mais tempo para convencer todos os envolvidos no processo e angariar as 634 assinaturas necessárias para levar o caso adiante. Para alcançar os seus objetivos a personagem dedica-se ao máximo, mergulha na pesquisa, na análise de dados, na interpretação das informações, tendo em vista amarrar as pontas do caso de forma coesa e coerente. Em linhas gerais, desenvolve habilidades que a tornam uma exímia profissional que não apenas muda a sua vida, mas a de todos que gravitam em torno de sua existência.
No último podcast da primeira temporada da série Planejamento de Carreiras em Perspectiva, apresentado aqui no 071 News, o professor Leonardo Campos traz considerações importantes sobre habilidades e competências necessárias para construir um caminho profissional sólido. O podcast conta com a narração de Ronaldo Anunciação e participações especiais dos docentes Luciana Aquino e Eduardo Nascimento.
Ouçam, aprendam, reflitam e compartilhem estas ideias, combinado?