O investimento será usado para a restauração do Tecnocentro, a principal edificação do Parque
O Governo da Bahia anunciou um investimento de R$ 14 milhões para a requalificação do Parque Tecnológico da Bahia, com foco na restauração do Tecnocentro, a principal edificação do complexo. A Associação das Empresas do Parque Tecnológico da Bahia (AEPTECBA), uma organização social sem fins lucrativos que administra o Parque, publicou uma convocação para empresas de engenharia interessadas em iniciar as obras.
As empresas têm 30 dias a partir da data de publicação para apresentar seus portfólios à direção da AEPTECBA. As candidatas devem demonstrar experiência em serviços de recuperação de estrutura metálica e de concreto, entre outros procedimentos técnicos.
O Parque Tecnológico da Bahia, inaugurado há 12 anos pelo Governo do Estado, atua como um centro de convergência do sistema estadual de inovação. O Tecnocentro abriga mais de 50 empreendimentos, incluindo startups, empresas de base tecnológica, institutos de ensino e pesquisa e laboratórios.
A restauração do Tecnocentro marca um novo momento para o Parque, que já conta com importantes equipamentos dinamizadores, como a Áity Incubadora de startups, o Living Lab Smart Cities, voltado à demonstração de soluções em cidades inteligentes, e o Espaço Colaborar, o coworking do Parque.
“Esse investimento nos credencia ainda mais para a expansão do ecossistema de inovação do estado”, afirmou Rafael Guedes, diretor-executivo da AEPTECBA. Ele destacou que a Bahia já ocupa o sétimo lugar no Brasil no ranking de empreendedorismo de empresas de base tecnológica e o primeiro lugar no Nordeste.
O Parque, que está com 90% de ocupação, entra em seu quarto ano sob a gestão da AEPTECBA. Cinco novas unidades serão implantadas no interior do estado nos próximos anos nas cidades de Vitória da Conquista, Juazeiro, Ilhéus e Feira de Santana.
Este ano, o Parque Tecnológico da Bahia terá uma intensa programação de eventos, incluindo o Bahia Tech Experience, o maior encontro de tecnologia e inovação do Estado, que ocorrerá em setembro. A expectativa é que o público deste ano seja ainda maior do que o da edição de 2023, que reuniu cerca de quatro mil pessoas.
Comments