Gastroenterologista explica a importância do procedimento e como Preta Gil tem ajudado na luta pela aceitação
Nos últimos dias, Preta Gil tem se destacado por quebrar estereótipos e desafiar padrões de estética ao usar uma bolsa de colostomia, com confiança e orgulho. Sua atitude tem sido um verdadeiro exemplo de aceitação do próprio corpo, inspirando muitos.
Para compreender melhor a importância do tratamento e da aceitação das bolsas de colostomia, a gastroenterologista do Instituto Bahiano de Imunoterapias (IBIS), Dra. Julia Cabral, explica que a ostomia pode desempenhar um papel vital na vida de pacientes imunocomprometidos.
“Esses indivíduos enfrentam desafios únicos de saúde devido à sua imunidade enfraquecida, tornando-os mais suscetíveis a infecções e complicações cirúrgicas. A ostomia, seja colostomia, ileostomia ou urostomia, pode ser necessária em situações clínicas diversas, como tratamento de doenças inflamatórias intestinais, câncer, ou infecções graves. Esses procedimentos cirúrgicos podem salvar a vida em momentos críticos, ajudando ainda a controlar sintomas, melhorar a qualidade de vida e reduzir riscos, trazendo de volta a esperança de viver dias melhores.”
A ostomia tem um papel fundamental na prevenção de complicações que poderiam agravar ainda mais a fragilidade imunológica desses pacientes, por isso a importância da conscientização contínua e do acompanhamento médico especializado.
“A jornada de Preta Gil tem sido um exemplo de como a quebra de tabus e a promoção da autoaceitação são cruciais para uma vida plena e saudável. O momento é ainda mais oportuno, durante esse mês de novembro, um mês que visa conscientizar também sobre os desafios enfrentados por pessoas que necessitam desse procedimento”, conclui Dra. Julia Cabral.
*
Julia Cabral é gastroenterologista no Instituto Bahiana de Imunoterapias (IBIS) – Salvador, pertencente ao Grupo CITA (Centros Integrados de Terapia Assistida), referência em tratamentos de doenças autoimunes no Brasil e está disponível para entrevistas sobre “Ostomia”.
Comments