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Orla de Pituaçu começa a ser requalificada pela Prefeitura


Fotos: Betto Jr./Secom e divulgação

Mais um trecho do litoral de Salvador será beneficiado pelo projeto de requalificação urbana e ambiental da Prefeitura. O prefeito Bruno Reis assinou, nesta quarta-feira (14), a ordem de serviço para o início das obras na orla de Pituaçu, que envolve desde a modificação do traçado da Avenida Octávio Mangabeira na região, até a implantação de novos espaços de lazer, mobiliários e atrativos para a população.

Com projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), a intervenção ocorre numa extensão de 3,5 quilômetros, entre as praias da Boca do Rio, dos Artistas, Pituaçu, Jaguaribe até Piatã, com o objetivo de valorizar ainda mais as belezas naturais do local, e devolver à cidade mais um belo trecho da orla Atlântica da capital completamente renovado. O investimento é de R$135,4 milhões e o prazo para conclusão das obras é de 16 meses.

A ideia, conforme explica o prefeito, é que a requalificação da orla de Pituaçu estimule atividades ao ar livre, prática de esportes e contribua para o desenvolvimento das atividades econômicas e o turismo. "Este será um dos últimos trechos de orla a ser requalificado. E vamos transformar mais esta região da cidade, e concorrerá para ser o trecho de orla atlântica mais bonito do Brasil, envolvendo diversos equipamentos públicos, áreas de lazer e, claro, a questão social”, declarou.

O chefe do Executivo municipal também ressaltou que o novo trecho de orla de Pituaçu vai ajudar a impulsionar a economia na região. “Além de gerarem empregos diretos, as obras têm a função de transformar a realidade das regiões onde acontecem. Somente aqui iremos implantar 13 grandes quiosques, para assegurar os negócios de quem já explora as atividades comerciais na orla. E abriremos espaços para que muitos outros surjam. Será valorizada a economia local com o turismo de sol e praia, que é uma das principais atividades que geram renda para a cidade. Assim, ganha o motorista de aplicativo, ganha o taxista, os bares, restaurantes, os produtores de eventos. Com certeza teremos aqui mais um cartão postal recuperado, que fará de Salvador o primeiro destino turístico do país”.

Colaboração da sociedade – O ponto de partida para a elaboração do projeto surgiu a partir da soma de demandas apresentadas pela comunidade local, a exemplos de moradores, comerciantes, agentes comunitários e culturais. Frequentador da orla de Pituaçu e residente na região, o policial militar Paulo Henrique de Souza, de 49 anos, utiliza o trecho para praticar exercícios físicos.

"A revitalização desse espaço é muito importante, pois o mar age com o tempo. Auxilia muito para as pessoas saber como ficará o espaço renovado, ter esse patrimônio natural ainda mais bonito e bem cuidado. Garante mais segurança, opções de lazer e gastronomia, e isso só atrai mais pessoas para voltar a ocupar o espaço público”, declarou.

A intervenção na orla de Pituaçu envolve a implantação de diversos equipamentos urbanos, a exemplo de 25 quiosques, sendo 113 unidades para utilização como bares e restaurantes, seis para venda de coco verde e outras seis para baianas de acarajé. Além disso, o projeto contempla a construção de três unidades de academias ao ar livre; quatro parques infantis; nove quadras de beach tênis; uma quadra de futsal com grama sintética, além de uma grande contenção de alvenaria de pedra.

"É um importante e belo projeto transformador do espaço público. Será implantado nessa orla um parque linear integrado fisicamente ao Parque Pituaçu, com todas as opções para o lazer nesse trecho que abriga uma das praias mais bonitas da cidade”, explica a presidente da FMLF, Tânia Scofield.

Mobilidade – Serão feitas adequações nas imediações da orla marítima para o uso recreativo com a recuperação e implantação de novos espaços para o conforto de pedestres, ciclistas e automóveis. Considerando isso, o projeto propõe alterar um trecho da Avenida Octávio Mangabeira que faz o tráfego sentido Pituba-Itapuã, passando essa para a parte interna do continente, alinhando-a com a Rua Carimbamba, que faz o tráfego oposto.

“Nossos agentes vão intensificar a atuação para orientar condutores e pedestres, já que intervenções desse tipo podem trazer algum desconforto no fluxo de veículos. Com o término das obras, com certeza haverá mudança permanente na qualidade de vida de moradores e demais cidadãos”, explica o superintendente de Trânsito de Salvador, Marcus Passos.

Um calçadão, com rampas de acesso, será criado para abrigar atrações voltadas ao lazer, turismo e serviços comerciais. A pavimentação asfáltica será renovada e as calçadas serão em sua maioria de concreto lavado cinza, com piso em pedra portuguesa. Os amantes do pedal, por sua vez, terão uma nova ciclovia para se deslocar, e o número de vagas de estacionamento para carros e motos será readequado o suficiente para atender às demandas da região. Serão inseridos, ainda, pontos e baias de ônibus, iluminação pública moderna em LED e sinalização de trânsito.

Entregas – Já são 29 trechos beneficiados com a requalificação da orla de Salvador, com investimento total de R$475 milhões. O próximo trecho a ser entregue pela Prefeitura será a quarta etapa da requalificação do entorno do Farol de Itapuã, entre as ruas da Música e da Prosa. Além disso, seguem em andamento o trecho autorizado hoje e a requalificação da Gamboa de Baixo.

O projeto para o trecho de Jaguaribe foi iniciado e, em 2023, um outro está previsto para o percurso entre o Farol de Itapuã e Stella Maris. Já na área da Baía de Todos-os-Santos, foi concluído o projeto do Porto da Lenha (Bonfim) e a licitação está prevista para setembro.

Os projetos dos trechos de Escada, Praia Grande e Paripe já foram concluídos, porém, a FMLF aguarda a definição pelo governo do Estado sobre o monotrilho do Subúrbio, uma vez que este tem interferência na área de orla. As demais extensões litorâneas englobadas pela Baía de Todos-os-Santos já foram alcançadas com intervenção.

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