top of page
  • Foto do escritor071 News

Oportunidade de fim de ano: especialista explica como transformar o temporário em algo fixo

Borja Castelar destaca habilidades interpessoais que despertam a atenção dos empregadores e aumentam as chances de efetivação

Foto: Freepik

As vagas temporárias no final do ano não apenas oferecem oportunidades de renda extra, mas também podem servir como um trampolim para uma carreira a longo prazo. Muitas vezes, quando os candidatos demonstram um conjunto sólido de habilidade, como uma comunicação eficaz, capacidade de trabalho em equipe e empatia, eles se destacam e conquistam a confiança dos empregadores.


Essas habilidades interpessoais não apenas tornam o ambiente de trabalho mais harmonioso, mas também contribuem significativamente para o sucesso dos negócios. À medida que os empregadores observam o desempenho e a atitude positiva dos funcionários temporários, muitas vezes são motivados a efetivá-los em posições permanentes, reconhecendo o valor das soft skills como fatores essenciais para o crescimento e a estabilidade da empresa.

Portanto, além de atender às demandas sazonais, as vagas temporárias podem se transformar em oportunidades de emprego duradouras, impulsionadas pelas habilidades interpessoais dos candidatos.


Em uma era onde a competição é acirrada e a incerteza é a única constante, as chamadas "soft skills" têm se revelado como um diferencial valioso para os profissionais que desejam prosperar. O especialista em recursos humanos talento e soft skills e instrutor oficial do Linkedln Learning, o espanhol Borja Castelar, revela alguns insights mais demandados pelos empregadores e como os profissionais podem se destacar.


“De fato, ao falar sobre soft skills, as 5 mais demandadas de acordo com o último relatório do LinkedIn são: 1. Criatividade, 2. Persuasão (em que, justamente, tenho um livro sobre como aprimorar essa soft skill), 3. Colaboração, 4. Adaptabilidade e 5. Inteligência emocional”, revela Borja.

Portanto, você deve:


Destacar Experiências Relevantes: Durante o processo seletivo, destacar exemplos concretos de situações em que utilizaram suas habilidades interpessoais com sucesso pode fazer a diferença. Isso pode ser feito por meio de histórias ou exemplos específicos.


Evidenciar Habilidades nas Redes Sociais (LinkedIn) e Currículo: Reforçar essas habilidades em seu currículo e perfil nas redes sociais, enfatizando projetos ou experiências que demonstram suas soft skills.


Preparar-se para Entrevistas Comportamentais: Estar pronto para entrevistas comportamentais, onde são feitas perguntas situacionais para avaliar suas ações passadas em cenários desafiadores.


Ele acrescenta que para se preparar principalmente nos processo de seleção, o primeiro passo é entender quais são as soft skills mais importantes para aquela vaga e entender que o recrutador vai analisar suas habilidades fazendo perguntas comportamentais, observando a linguagem corporal, pedindo exemplos de projetos nos quais você trabalhou no passado e, em alguns casos mais recentes, eles vão utilizar software de análise de soft skills. “E sempre digo que todos os candidatos deveriam responder claramente à pergunta: por que deveriam te contratar? A resposta demonstra o autoconhecimento das minhas fortalezas, principalmente em soft skills”, finaliza Borja Castelar.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page