top of page
Foto do escritorRedação

Na Sala de Aula com o Professor Leonardo Campos: Questões sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade


Meio Ambiente na Sala de Aula e no Youtube

Professores Leonardo Campos

Questão 01: Moda sustentável. Leia e analise o infográfico.


A sustentabilidade tem sido um tópico cada vez mais relevante, transversal a todas as indústrias - e o mundo da moda não é exceção. Neste sentido, o JPN foi até ao Portugal Fashion, na Alfândega do Porto, para falar com três novos designers que querem contribuir para a construção de um futuro mais consciente. Em pouco tempo, a indústria da moda tornou-se uma das mais poluentes para satisfazer os desejos da sociedade do consumo. Em contrapartida, a sustentabilidade tem vindo a ganhar protagonismo e há cada vez mais respostas para quem tenciona ser um consumidor mais amigo do ambiente. Foi sobre essas respostas possíveis que falámos com três jovens designers presentes nesta edição do Portugal Fashion. As alternativas que apresentaram assentam, sobretudo, no combate ao desperdício através da reutilização de material descartado – seja na produção de vestuário ou do têxtil-lar. Mas há outros caminhos de que é exemplo a moda digital. Fundamental, dizem, é a formação de um público exigente perante as marcas. O conceito da roupa pronta a vestir foi introduzido durante a Revolução Industrial (entre os séculos XVIII e XIX) – nesse período desenvolveram-se, em simultâneo, as tecnologias necessárias para fabricar peças de roupa de forma padronizada e uma classe trabalhadora, que precisava de vestuário prático, confortável e barato. Mais tarde, já no século XX, com vista a baixar ainda mais os preços praticados, as empresas mudaram os processos de produção para países em desenvolvimento, onde a mão de obra era mais acessível. A mudança no modo de fabrico e consumo de roupa deu origem ao modelo de produção em massa que hoje conhecemos. Desde aí, tem-se assistido a um ritmo acelerado de produção e compra de vestuário – um fenómeno conhecido por fast-fashion. Fonte: JPN (adaptado)

Moda sustentável: um documentário sobre consumo consciente

O documentário é produto do Trabalho de Conclusão de Curso da estudante Diane Nunes, do curso de Comunicação Social: Jornalismo, orientada pela professora Ágatha Urzedo. Publicada no You Tube em 2018, a produção reflete a importância da conscientização face ao consumismo desenfreado de nossa sociedade cada vez mais caminhando para o colapso. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=RWZXKOgc0m4

Após conferir o documentário, leia e analise as alternativas.

I – Ao refletir sobre as ações do campo da Publicidade e Propaganda, o documentário revela que o marketing se prepara constantemente para a venda, mas questiona se o consumidor está preparado para comprar com consciência. II – A felicidade diante da compra, parte do desejo humano que nos move cotidianamente, é refletida no documentário, com entrevistadas que relatam mudança de humor quando se entregam ao prazer instantâneo da compra compulsiva. III – Ao referenciar o campo da psicanálise, o documentário traz reflexões de Lacan ao versar sobre o vazio de determinadas pessoas, a sensação de desejo preenchida pelo consumismo. IV – Os verbos querer, precisar e poder se desdobram diante dos questionamentos das entrevistadas, figuras que apresentam pontos de vista diferenciados sobre moda e consumo.

Questão 01 | Com base no infográfico e no documentário, bem como em suas habilidades interpretativas, assinale a alternativa correta:

a) as alternativas I e II estão incorretas. b) todas as alternativas estão incorretas. c) apenas a alternativa IV está correta. d) todas as alternativas estão corretas. e) apenas a alternativa II está correta.

Continuaremos com questões sobre moda sustentável. Leia e analise as alternativas.

I – Um dos bens mais preciosos da natureza, á agua é um dos elementos mais consumidos na indústria têxtil, numa média de 200 toneladas utilizadas para 01 tonelada de tecidos. II – A indústria têxtil possui menos de 20% de reaproveitamento no processo de reciclagem, um setor da sociedade que move pessoas que vivem num aparente ciclo sem fim de consumo, muitas vezes envoltas em compras sem necessidade efetiva. III – A degradação do solo, o impacto florestal e a poluição do ar são três problemas ambientais decorrentes dos excessos da indústria da moda. IV – O documentário e o infográfico nos permitem refletir sobre a importância da racionalização dos seres humanos diante do consumo desenfreado, num segmento que já possui especialistas para interação terapêutica e até mesmo medicamentosa com determinados indivíduos compulsivos.

Questão 02 | Com base no infográfico e no documentário, bem como em suas habilidades interpretativas, assinale a alternativa correta:

a) todas as alternativas estão incorretas. b) todas as alternativas estão corretas. c) apenas a alternativa IV está correta. d) as alternativas I e II estão incorretas. e) apenas a alternativa II está correta.


Questão 03: Cultura do Desperdício


A produção tem como pano de fundo o desperdício de alimentos e aborda o consumo exagerado e descarte indevido entrevistando pensadores, ativistas, economistas e especialistas de diversos segmentos com o objetivo de atingir a sociedade como um todo, promovendo uma mudança de padrão cultural e a promoção da cidadania consciente. Foi desenvolvido à partir de ideia original da Presidente da ONG Banco de Alimentos, Luciana Chinaglia Quintão e estreou na Virada Sustentável 2017 com realização da Conteúdos Diversos Patrocínio do Rabobank Brasil via Lei Rouanet. Foi licenciado pela Globosat e TV Cultura.







Após conferir o documentário, leia e analise o infográfico. Depois, siga para as alternativas que pedem interpretação.


I – O comportamento brasileiro, oriundo de uma história sem grandes guerras, demonstra o quão somos desinteressados pelo consumo consciente de alimentos, num processo de desvalorização danoso para a sustentabilidade e equilíbrio ambiental. II – A produção reflete sobre insegurança alimentar, um termo que envolve tópicos qualitativos e quantitativos, preocupação de especialistas numa sociedade onde há altos e baixos muito delineados entre aqueles que passam bem e os indivíduos que estão em condições miseráveis. III – O documentário reflete sobre a questão ética envolvendo a cultura do desperdício, num cenário onde as pessoas estão acostumadas a nada faltar, sempre interessadas pela sobre, pelo excesso, mesmo que isso culmine num ciclo danoso para o meio ambiente. IV – O documentário e o infográfico nos permitem refletir sobre a importância da conscientização de uma população que precisa de educação ambiental, num cenário onde a maior parte do desperdício ocorre nos meandros do transporte e manuseio, antes de chegar ao varejo.

Questão 03 | Com base no infográfico e no documentário, bem como em suas habilidades interpretativas, assinale a alternativa correta:

a) todas as alternativas estão incorretas. b) apenas a alternativa II está correta. c) apenas a alternativa IV está correta. d) as alternativas I e II estão incorretas. e) todas as alternativas estão corretas.

Continuaremos com questões sobre moda sustentável. Leia e analise as alternativas.

I – Um dos entrevistados evoca elementos da história da filosofia, alegando que tal como Leviatã, nós fazemos o que não devemos e não fazemos o que devemos, num trocadilho interessante sobre as questões retratadas ao longo da narrativa. II – A produção reflete sobre a importância dos cidadãos compreenderem que são parte do problema e, por isso, também precisam repensar as soluções, afinal, as questões ambientais englobam mais da metade dos temas debatidos pela ONU. III – O documentário reflete sobre Direito Ambiental, traçando críticas que apontam uma base teórica muito estruturada, mas parca aplicação prática. IV – O documentário e o infográfico nos permitem refletir sobre a importância de uma sociedade sustentável, pois vivemos um cenário onde em média um terço dos alimentos produzidos anualmente encontram como caminho o lixo.

Questão 04 | Com base no infográfico e no documentário, bem como em suas habilidades interpretativas, assinale a alternativa correta:

a) apenas a alternativa IV está correta. b) todas as alternativas estão corretas. c) apenas a alternativa IV está correta. d) as alternativas I e II estão incorretas. e) todas as alternativas estão incorretas.


Revolixonários: Mundo de Plástico

Muito além de um documentário, um registro sobre a atual problemática ambiental e como a sociedade brasileira vem lidando com tais dificuldades em busca de soluções viáveis. O documentário fundamenta-se no relato de especialistas, nas áreas de: ciência social, ciência politica, ambiental, oceanografia, biologia e medicina. Traçando paralelos entre problema, causa, efeito e solução, mostrarmos de forma coesa e acessível os caminhos para instigar o telespectador a ser um REVOLIXONÁRIO. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=HvJVlYqlj2o

Após conferir o documentário, leia e analise as alternativas.

I – A questão da pobreza e da desigualdade social nos leva ao processo de ausência da coleta de resíduos, algo que culmina no despejo indevido e, consequentemente, na poluição ambiental. II – A arte e a educação é um dos caminhos para conscientização, como demonstrado ao longo do documentário, pois as pessoas precisam não apenas enxergar, mas saber lidar com o lixo. III – A ingestão de agrotóxicos se tornou uma situação normalizada em nossa sociedade, num mundo de consumo onde se preza a questão do preço, mas não a qualidade dos produtos. IV – Ao se dissolver nos oceanos, o plástico se transforma numa celeuma não apenas para a vida marinha, mas aos plânctons que fornecem oxigênio para a atmosfera.

Questão 05 | Com no documentário, bem como em suas habilidades interpretativas, assinale a alternativa correta:

a) todas as alternativas estão corretas. b) todas as alternativas estão incorretas. c) apenas a alternativa IV está correta. d) as alternativas I e II estão incorretas. e) apenas a alternativa II está correta.

Continuaremos com questões sobre o documentário Revolixonários: Mundo de Plástico. Leia e analise as alternativas.

I – Marca do período antropoceno, nós vivemos numa era de destruição ambiental causada pela humanidade, num planeta que provavelmente continuará, mas uma certeza que não traz garantias para os seres humanos. II – Um dos depoimentos reforça a questão dos três R da consciência ambiental, denominados recusar, reaproveitar e reciclar. III – Assentados no assoalho dos oceanos, o plástico se espalha e se torna mais complicado de contenção, num processo prejudicial que destrói a vida marinha e todo o ecossistema. IV – O documentário reflete sobre a importância de mudanças, mas precisamos nos conscientizar sobre o que já está destruído para atravessar um processo de reparação.

Questão 06 | Com base no documentário, bem como em suas habilidades interpretativas, assinale a alternativa correta:

a) todas as alternativas estão incorretas. b) todas as alternativas estão corretas. c) apenas a alternativa IV está correta. d) as alternativas I e II estão incorretas. e) apenas a alternativa II está correta.


Continuaremos com questões sobre o documentário Revolixonários: Mundo de Plástico, agora em associação com o infográfico. Leia e analise as alternativas.

I – Os problemas ambientais não devem ser preocupação apenas para os governos e empresas, mas também de todos os cidadãos, em ações de todo porte no cotidiano. II – As fraldas descartáveis e as garrafas PETS são dois dos elementos que mais demoram para se degradar no ambiente, num mundo que produz em média mais de 10 toneladas de plástico despejados no oceano. III – Em um mundo que recicla menos da metade da quantidade de garrafas PET que produz, vivenciamos uma crise ambiental constante, ocasionada pelas demandas do capitalismo. IV – O documentário reflete sobre a oferta e a demanda, questionando o consumidor que precisa repensar sobre o que é necessário em sua jornada, para que haja uma regulação no sistema de produção.


Questão 07 | Com base no documentário, em associação com o infográfico, bem como em suas habilidades interpretativas, assinale a alternativa correta:

a) todas as alternativas estão incorretas. b) todas as alternativas estão corretas. c) apenas a alternativa IV está correta. d) as alternativas I e II estão incorretas. e) apenas a alternativa II está correta.


Continuaremos com questões sobre o documentário Revolixonários: Mundo de Plástico, agora em associação com o infográfico. Leia e analise as alternativas.

I – Uma das possíveis soluções para a questão ambiental está no campo da comunicação, área que precisa transformar a informação em conhecimento de qualidade, para que este conhecimento seja um modificador de comportamentos. II – Quase 100% do plástico produzido deixou de ser reciclado ao longo de mais de meio século, num material que prejudica escoamento e provoca desastres ambientais, como enchentes. III – Vivenciamos um contexto onde as pessoas se encontram anestesiadas diante das preocupações com o meio ambiente, num mundo que também precisa transcender a bolha de conteúdo da informação, num processo que depende bastante do engajamento da comunicação. IV – Um grande percentual de vida marinha morre anualmente por causa da ingestão de plástico despejado nos oceanos, numa celeuma que também ocasiona extinção de espécies.

Questão 08 | Com base no documentário, em associação com o infográfico, bem como em suas habilidades interpretativas, assinale a alternativa correta: a) todas as alternativas estão incorretas. b) todas as alternativas estão corretas. c) apenas a alternativa IV está correta. d) apenas as alternativas I e II estão corretas. e) apenas a alternativa III está correta. e) apenas a alternativa III está correta.

Meio Ambiente por Inteiro

Junho é o mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste ano, o clamor é para acabar com a poluição plástica. Os dados são assustadores. Segundo a ONU, todos os anos, cerca de oito toneladas de plástico entram nos oceanos, ameaçando a vida marinha e humana e destruindo os ecossistemas. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=27ZTolZLDfA

Após conferir o documentário institucional, leia e analise as alternativas.

I – O despejo de plásticos nos oceanos é um tema debatido na produção, numa reflexão sobre a mortandade da vida marinha, lugar que atualmente caminha para mais plástico do que peixes. II – A carona solidária, a utilização de sacolas de papel, a opção de bicicleta como molda mais sustentável e a implantação de hortas comunitárias são tópicos apresentados por cidadãos entrevistados acerca de suas respectivas contribuições ao meio ambiente. III – Os depoentes reforçam a importância da unificação entre sustentabilidade e desenvolvimento, numa cultura onde o plástico encontra-se enraizado para todos os lados. IV – O estabelecimento de aterros em substituição dos lixões que poluem os lençóis freáticos está entre uma das soluções para os problemas ambientais no contexto brasileiro.

Questão 09 | Com no documentário institucional, bem como em suas habilidades interpretativas, assinale a alternativa correta:

a) apenas a alternativa IV está correta. b) todas as alternativas estão corretas. c) todas as alternativas estão incorretas. d) as alternativas I e II estão incorretas. e) apenas a alternativa II está correta.

Continuaremos com a reportagem Meio Ambiente por Inteiro. Leia o infográfico e o texto. Associe com as ideias jornalísticas. Reflita para responder aos próximos tópicos.


O termo economia verde remete à ideia de produzir mais com menos, de fazer o melhor uso dos recursos naturais e minimizar impactos. Exige repensar o crescimento e encarar o desafio de erradicar a pobreza. A agricultura é uma atividade fundamental nesse processo, uma vez que a alimentação depende dela. Em um mundo onde a população está em crescimento, é preciso atender à demanda por alimentos em consonância com práticas sustentáveis. A adoção de sementes transgênicas aumentou a produtividade das lavouras, reduziu a necessidade de expansão de fronteiras agrícolas e diminuiu o uso de defensivos químicos. Estes são alguns dos benefícios que a biotecnologia trouxe para agricultura, reduzindo a pegada de carbono e colaborando com a sustentabilidade do setor. A diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani, ressalta que os organismos geneticamente modificados (OGM) também fazem contribuições socioeconômicas. Em média, para cada dólar investido em sementes transgênicas, se recebe três vezes esse valor. “Se considerarmos que, dos 18 milhões de agricultores que adotaram biotecnologia no mundo, 90% eram pequenos produtores, o impacto na qualidade de vida fica claro”, afirma Brondani. Os dados foram reunidos em infográfico produzido pelo Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia (ISAAA) com informações da própria instituição e da consultoria inglesa PG Economics.

Fonte: CIB – Conselho de Informações sobre Biotecnologia.


Agora, interprete as alternativas da questão.

I – De acordo com os dados do Segundo dados do Conselho de Informações sobre Biotecnologia e com as reflexões do documentário, o segmento da economia verde visa diminuir impactos ambientais, produzir maior quantidade com menor custo, num mundo que carece de projetos de agricultura com baixo carbono. II – O agronegócio e a indústria da energia são dois dos pontos delineados como prejudiciais para as questões ambientais brasileiras, um país na lista dos maiores poluentes do mundo. III – Segundo dados do Conselho de Informações sobre Biotecnologia, o campo em questão pode reduzir a emissão de dióxido de carbono e permitir aumento da produtividade, além do menor custo de produção. IV – A biotecnologia agrícola prevê a diminuição substancial de defensivos químicos, bem como a expansão de fronteiras do agronegócio, contribuindo para maior segurança alimentar da população.

Questão 10 | Com no documentário institucional, em associação com o infográfico, bem como em suas habilidades interpretativas, assinale a alternativa correta:

a) apenas as alternativas I e III estão corretas. b) todas as alternativas estão incorretas. c) apenas a alternativa IV está correta. d) apenas as alternativas I e II estão corretas. e) todas as alternativas estão corretas.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page