top of page
Foto do escritor071 News

Mês da Mulher: Conheça as autoras mais cobradas nos vestibulares do Brasil

Professor de literatura da Plataforma Professor Ferretto lista autoras que são cobradas com mais frequência nas principais provas do país

Durante muito tempo autores masculinos predominaram na prova de literatura, na lista de escritores da prova do enem e de algumas faculdades. Entretanto, cada vez mais as obras de autoras mulheres vêm ganhando destaque na lista de leituras obrigatórias, nesta disciplina que desempenha um papel significativo nos vestibulares.


“As autoras são muito importantes porque trazem diferentes pontos de vista e histórias que enriquecem as nossas leituras. Ao contar suas histórias, elas não apenas influenciam a literatura, mas também nos ajudam a entender melhor a sociedade e a cultura em que vivemos”, comenta Alencar Schueroff, professor de literatura da Plataforma Professor Ferretto - canal 100% online com foco na preparação para o Enem e vestibulares.


As questões de literatura em vestibulares podem abranger diversos gêneros, como romance, poesia, teatro e crônica. Os examinadores buscam avaliar a capacidade dos alunos de analisar criticamente as obras e interpretar seus significados mais profundos.


Aproveitando que este é o Mês da Mulher, o professor indica 5 autoras para que os alunos precisam conhecer, pois costumam ser cobradas nos vestibulares:

Cecília Meireles


Cecília Meireles foi uma renomada poetisa, professora e jornalista brasileira, nascida no Rio de Janeiro em 1901, sua obra é marcada por uma poesia lírica e intimista, explorando temas como o amor, a espiritualidade, a infância e a passagem do tempo.

“Ela é reconhecida não apenas pela qualidade literária de sua obra, mas também por sua atuação como educadora e defensora dos direitos das crianças. Sua poesia continua a encantar leitores de todas as idades, sendo considerada uma das vozes mais influentes da literatura brasileira do século XX”, explica o professor.

Clarice Lispector


Nascida na Ucrânia, Clarice Lispector é uma das maiores escritoras brasileiras do século XX. Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ela logo migrou para a área da escrita e despontou como um dos grandes nomes do Modernismo. Alguns dos seus grandes sucessos são “Hora da Estrela”, “Laços de Família” e “A Paixão segundo G.H, que, inclusive, ganhou uma adaptação para o cinema.

“Clarice Lispector deixou um legado significativo, impactando não apenas a literatura brasileira, mas também influenciando escritores em todo o mundo. Sua habilidade em explorar a alma e o espírito humano”, conta Schueroff.

Conceição Evaristo


Conceição Evaristo é uma famosa escritora e pesquisadora brasileira, nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1946. Sua obra é caracterizada pela abordagem de temas como racismo e a experiência da mulher negra na sociedade brasileira. Ela é uma voz significativa na literatura contemporânea, contribuindo para a representatividade e visibilidade da comunidade afro-brasileira.


“Ela é também conhecida por seu ativismo acadêmico e social, promovendo a igualdade racial e de gênero. Sua contribuição à literatura brasileira vai além das palavras, mostrando realidades enfrentadas pela população negra no país” fala Alencar.

Paulina Chiziane


Paulina Chiziane é uma destacada escritora moçambicana, nascida em 4 de junho de 1955. Ela é conhecida por ser a primeira mulher moçambicana a publicar um romance. Sua obra literária é marcada por uma profunda exploração das questões sociais, culturais e de gênero em Moçambique. “é uma voz proeminente na literatura africana contemporânea, utilizando sua escrita para explorar temas sociais relevantes e promover a igualdade de gênero em sua sociedade”, diz o professor.

Ruth Guimarães


Ruth Guimarães foi uma escritora paulista nascida em 1920 e falecida em 2014. Ela é conhecida por sua contribuição à literatura afro-brasileira, abordando temas relacionados à cultura negra e às questões sociais. Ela destacou-se por seu engajamento na promoção da diversidade étnica na literatura. "Ruth Guimarães foi uma contadora de histórias incrível, trazendo a vida e as tradições da cultura afro-brasileira para suas páginas”, finaliza.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page