A lavagem de Jauá, homenageando Bom Jesus dos Navegantes, combina elementos religiosos e festividades populares
A comunidade local de Jauá, na costa de Camaçari, está se preparando para a tradicional lavagem de Jauá, uma grande festa popular de verão em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes, o santo católico padroeiro dos pescadores e da localidade. A festividade acontecerá na próxima sexta-feira (26), às 9h, e continuará durante o fim de semana com uma ampla programação musical.
A concentração do público ocorrerá na entrada da localidade, às margens da Estrada do Coco (BA-099), e seguirá até a Capela de São Francisco de Assis, situada nas proximidades da Praça do Papagaio. Ao longo do percurso, de aproximadamente 3 quilômetros (km), baianas, grupos culturais, moradores, visitantes e turistas serão envolvidos por uma onda de fé, tradição e cultura.
Durante o percurso, assim como aconteceu nas lavagens anteriores, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov), fornecerá água mineral para todos, e protetor solar para os integrantes dos grupos que se apresentarão. As medidas visam garantir hidratação, bem-estar e a saúde dos participantes durante todo trajeto.
A parte profana das festividades inicia no período da tarde, logo após o cortejo religioso, com desfiles dos blocos Só Bora e Os Marujos, quando também os grupos musicais Pagode do Segredo e Samba do Preto, sobem ao Palco Praia, localizado na Direta de Jauá, com shows agendados para acontecer às 13h e 15h30, respectivamente.
No sábado (27) e domingo (28), além da passagem dos blocos de rua, a programação musical se estende até a noite, com grandes artistas locais e regionais se apresentando no Palco Praia, e no Palco Praça, situado no estacionamento da Praça do Papagaio.
O evento acontece com o apoio das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), encarregada da manutenção da limpeza das vias, iluminação dos espaços dos festejos, bem como da fiscalização dos vendedores ambulantes; da Saúde (Sesau), que disponibiliza ambulância com equipe médica para atendimento, em caso de urgência; e da Cultura (Secult), que dá assistência aos grupos culturais; da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, que cuida do ordenamento das vias, a fim de garantir fluidez no tráfego e evitar acidentes; além do reforço na segurança pública, que fica a cargo da Polícia Militar da Bahia (PM-BA).
Confira abaixo a programação completa para os três dias de festividades em Jauá:
26/1 (sexta-feira)
Blocos
14h - Só Bora – 18 Kilates
16h - Os Marujos – Beat Brasil
Palco Praia
13h - Pagode do Segredo
15h30 - Samba do Preto
27/1 (sábado)
Blocos
14h - Mulheres no Comando – Banda Status
16h - Do Guetto – União do Guetto
Palco Praia
13h - Maicon Leite
15h30 - Turma do Samba
Palco Praça
19h - 18 Kilates
20h30 - Dai Martinelli
21h30 - Anna Catarina
23h - O Kannalha
1h - Só Não Vale Chorar
28/1 (domingo)
Blocos
14h - As Famosas – Banda Xeque-Mate
16h - Enchendo e Derramando – Eduardinho Fora da Mídia
Palco Praia
13h - Samba & Sintonia
15h30 - Pagode do Erickinho
Palco Praça
18h - Beat Brasil
19h - Esqueminha do RM
20h - Swing do T10
21h - Sérgio Jr
23h - Klessinha
Comments