Instituto Yduqs oferece, em agosto, Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos
- Redação
- 21 de jun. de 2023
- 3 min de leitura
Inscrições para o segundo semestre de 2023 já estão abertas; aulas começam na segunda quinzena de agosto

O Instituto Yduqs - responsável por ações sociais em diversas unidades de ensino superior - está com as inscrições abertas para o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. A inscrição para o segundo semestre está disponível até o dia 31 de julho em um dos campi participantes ou pelo site. Vale ressaltar que todas as aulas e os materiais didáticos são totalmente gratuitos. Em Salvador as aulas acontecem no campus Gilberto Gil do Centro Universitário Estácio Bahia.
Autonomia para utilizar o transporte público, ir ao banco, ler uma receita gastronômica, entender uma prescrição médica ou apenas desfrutar dos diversos recursos tecnológicos disponíveis hoje na palma da mão, como saber se comunicar nas redes sociais e no whatsapp são exemplos que não fazem parte do cotidiano de uma parcela significativa da população. Segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada agora em junho 2022, o Brasil registra 9,6 milhões de analfabetos entre a população de 15 anos ou mais. De acordo com o estudo, 5,6 dos indivíduos brasileiros não sabem ler ou escrever. Portanto, diminuir esta estatística é um grande desafio para o Instituto Yduqs.
“Nossa iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania. O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos promovido pelo Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das instituições de ensino do grupo. Mais de 850 pessoas já passaram pelo programa e a cada edição implementamos a ação em novas unidades de ensino. Transformar vidas, é isso que a gente faz por aqui”, comenta Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Estácio.
“Temos alunos com idades variadas. O projeto nos aproxima de histórias muito interessantes, como a de um jovem que concluiu o Ensino Médio e não sabia ler nem escrever. Ele me pediu ajuda para escrever uma carta. Ele acha que se tivesse acompanhamento especializado poderia ter vencido essa dificuldade”, conta Marialva Gargur, pedagoga e coordenadora do projeto na Bahia, que lembra que os alunos deste programa não podem estar com idade compatível com a rede de educação formal.
Com uma metodologia própria para a alfabetização de jovens e adultos em 100 horas, o programa possui duração de quatro meses. Os estudantes matriculados terão aulas com alunos dos cursos superiores de Licenciaturas da Estácio - como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática - com a participação do corpo docente da instituição. As aulas acontecem duas vezes por semana, com três horas de duração. A proposta é que ao final do curso os alunos sejam capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples, utilizar de forma crítica informações veiculadas nas diferentes mídias e comunicar-se por intermédio de mensagens de texto em aplicativo de dispositivo móvel.
“Os alunos têm histórias impactantes e, ao mesmo tempo, bonitas. Em comum: a busca pela inclusão e o direito de ser cidadão”, destaca Gargur. Inscrições e informações podem ser obtidas através do site. “A inscrição também pode ser feita presencialmente na secretaria da Estácio, já que muitos não têm acesso à internet e computador”, acrescenta a coordenadora do projeto na Bahia. As aulas acontecerão a partir da segunda quinzena de agosto de 2023.
Comments