O controle de acesso visa garantir a segurança e a organização durante a festa
A fiscalização eletrônica do acesso de veículos às zonas de restrição no entorno dos circuitos do Carnaval de Salvador tem início nesta quinta-feira (8), e segue até a madrugada da Quarta-feira de Cinzas (14). Por meio dos 15 portais instalados pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), essa medida visa controlar o fluxo de veículos durante a festa e garantir a segurança de todos os foliões.
A restrição é diária, sempre das 13h do dia em curso até as 5h do dia seguinte. No período oposto, das 5h às 13h, as vias são liberadas para todos os veículos.
Para evitar enganos, os condutores poderão contar com um recurso informativo luminoso antes de ultrapassar os portais. Letreiros indicarão ao motorista se seu veículo tem permissão de acesso ou não. Quando houver permissão, uma luz verde acenderá ao lado da palavra “OK”. Quando não houver, uma luz vermelha indicará proibição, ao lado da expressão “NÃO OK”.
O superintendente da Transalvador, Décio Martins, ressalta a importância dos portais de fiscalização eletrônica: “Usamos a tecnologia em favor da organização do trânsito na região da festa, o que beneficia o fluxo de veículos em toda a cidade, reduzindo substancialmente o impacto em outras localidades, como ficou demonstrado em 2023.”
Os portais só podem ser acessados por moradores de determinadas subzonas, especificadas no adesivo. Confira os detalhes:
- Portal 1: Acesso para moradores das subzonas 5, 6 e 9.
- Portal 2: Acesso para moradores da subzona 8.
- Portal 3: Acesso para aqueles com adesivos das subzonas 6 e 7.
- Portais 6 e 8: Acesso para quem tem adesivo das subzonas 6 e 7.
- Portal 7: Acesso para moradores com adesivos das subzonas 2, 4, 6 e 7.
- Portal 14: Acesso somente para aqueles com adesivos da subzona 11.
Além dos portais, há barreiras com agentes de trânsito para fiscalização de acesso à subzona 12. Essas barreiras estão localizadas no Vale do Canela x acesso ao viaduto Menininha do Gantois e na Rua Basílio da Gama x Avenida Reitor Miguel Calmon (via marginal – rotatória), atrás do Hospital das Clínicas. O mapa completo pode ser acessado no pelo site: https://mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br/transito/zonas-de-restricao/.
Confira os locais com portão eletrônico de acesso:
1. Avenida Oceânica x Travessa Bartolomeu de Gusmão - Sentido Ondina
2. Avenida Milton Santos x Próximo à Rua Professor Edgar Mata - Sentido Orla
3. Rua Ranulfo de Oliveira x Rua Manoel Espinheira - Sentido Ondina
4. Rua Professor Martagão Gesteira x Rua Djalma Ramos - Sentido Deocleciano Barreto
5. Rua Manuel Barreto x Rua Doutor Antônio Rocha - Sentido Barra
6. Avenida Centenário x Rua Juiz Rosalvo Torres - Sentido Rua Plínio Moscoso
7. Avenida Centenário x próximo à Semeve - Sentido Orla
8. Avenida Centenário x Rua Professor Sabino Silva - Sentido Ondina
9. Rua da Graça x Rua Oito de Dezembro - Sentido Avenida Princesa Isabel
10. Avenida Centenário x Próximo à Rua Deocleciano Barreto - Sentido Shopping Barra
11. Avenida Sete de Setembro x Próximo Aliança Francesa.
A penalidade para quem cometer a infração de acesso não autorizado nos horários indevidos é de multa no valor de R$130,16, além de quatro pontos na carteira de habilitação. Ônibus e táxis têm acesso permitido pela via exclusiva, enquanto transportes por aplicativo e mototáxis não podem ultrapassar os portais, tendo pontos de embarque e desembarque em locais específicos.
Comments