Operação Expresso Salvador iniciou nesta quinta-feira (8)
Opção de transporte para quem busca se locomover com mais comodidade para os circuitos do Carnaval, o Expresso Salvador iniciou as operações nesta quinta-feira (8), facilitando o deslocamento dos foliões.
A Secretaria de Mobilidade (Semob) estima aumentar em 40% o número de usuários do Expresso Salvador durante o Carnaval 2024. No ano passado, nos seis dias de festa, 120 mil pessoas utilizaram o sistema que disponibiliza linhas expressas para os circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Centro), com pontos de embarque nos shoppings Salvador, Norte e Paralela.
Com valor de R$18 por trecho (ida ou volta), os ônibus partem com intervalos de saída a cada 20 minutos. Os veículos possuem ar-condicionado e são 100% adaptados. Quem optar por ir de carro até um dos shoppings de partida terá o estacionamento incluso no valor do bilhete.
Para o secretário da Semob, Fabrizzio Muller, o Expresso Salvador tem se consolidado como a forma mais tranquila de chegar aos locais dos festejos. “Isso tem sido demonstrado pelos números que vêm crescendo ano a ano em razão de uma melhor prestação de serviço e de um cuidado que a Prefeitura vem tendo em proporcionar para a população formas seguras de chegar na festa”.
A novidade do sistema este ano é que os usuários poderão utilizar o aparelho celular para embarcar nos coletivos. No aplicativo KIM é possível comprar a passagem e gerar um QR Code que é lido pelo validador do ônibus ao ingressar no veículo. Além da plataforma, passageiros podem comprar os créditos em postos fixos montados nos shoppings.
Em 2023, o sistema QR Code foi implementado no formato de teste para alguns usuários e, neste Carnaval, a alternativa foi ampliada para todo o público que desejar ir para a folia através do modal.
Para quem escolher fazer uso do cartão físico, há opção de validar cartões utilizados em anos anteriores, bastando recarrega-lo através do aplicativo ou nos postos do Expresso Salvador. A recomendação é de que a compra seja feita antecipadamente, para evitar filas e gerar mais comodidade aos foliões.
Comments