O nosso repórter Pedro Oliveira foi conferir o conteúdo sensorial e audiovisual da mostra
A exposição "Floresta Sempre Viva", que apresenta ao público experiências sensoriais a partir de fotos, cheiros, vídeos e sons da fauna, flora e cursos d´ água captados nas áreas de conservação ambiental da Bracell na Bahia, segue em cartaz no piso L3 do Shopping da Bahia, em Salvador, até a próxima terça-feira (18). A mostra pode ser explorada na Praça Mãe Menininha do Gantois, onde os visitantes têm a oportunidade ver um exclusivo material audiovisual e de realidade aumentada feito no litoral norte e agreste baiano, como na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, que possui 1.377 hectares de mata nativa. A área ambiental, pertencente à Bracell, é reconhecida como Posto Avançado da Reserva de Biosfera da Mata Atlântica pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Os registros presentes na exposição, que já recebeu mais de 8 mil visitantes, foram produzidos por Igor Macedo, Gleison Rezende, Lucas Passos, Emer Paz e Uendel Galter. Além disso, os visitantes podem admirar painéis com imagens de aves raras feitas pelo fotógrafo e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Ronaldo Lopes Oliveira, e materiais do acervo do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com registros de pegadas de animais monitorados nas áreas de conservação da Bracell na Bahia.
A Bracell também estabeleceu uma importante meta de preservação da biodiversidade nas suas regiões de atuação: o Compromisso Um-para-Um. A iniciativa, inédita no setor de celulose brasileiro, contribuirá para a conservação das áreas de vegetação nativa em tamanho igual às de plantio da empresa nos estados da Bahia, de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. Atualmente, a proporção entre áreas cultivadas da companhia e de conservação é de 0,56. A meta de um para um será alcançada até o final de 2025.
Comments