Exercícios físicos podem ajudar no alívio da dor crônica da fibromialgia, indica estudo
- Redação
- 2 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Prática regular de atividades físicas de baixa intensidade pode liberar hormônios de prazer que equilibram e diminuem a dor crônica causada pela fibromialgia, indica estudo do Centro Cochrane

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dor crônica em várias partes do corpo, principalmente tendões e articulações, que afeta cerca de 90% das mulheres. A doença não tem cura e é de difícil diagnóstico, uma vez que não há um exame específico para identificá-la. Além da dor, os portadores da síndrome apresentam outros sintomas como fadiga, falta de disposição, dores de cabeça, dores ao urinar, alterações do sono e distúrbios psicológicos.
Segundo um estudo realizado pelo Centro Cochrane, exercícios aeróbicos como caminhadas, natação, corrida, ciclismo, dança e hidroginástica têm um impacto significativo na redução da dor. Durante o estudo, os pesquisadores monitoraram 839 pacientes que não praticavam nenhum tipo de exercício físico por cerca de 24 semanas e constataram que se exercitar tem impacto significativo na redução da dor.

“Exercícios aeróbicos ajudam não apenas no fortalecimento, mas também na liberação de hormônios de prazer que, consequentemente, também equilibram e diminuem a dor”, explicou Luiz Evandro, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness.
Embora os exercícios físicos sejam uma ponta da estratégia terapêutica para amenizar os sintomas da fibromialgia, é recomendado que o paciente comece a praticá-los de forma gradual e sempre com o acompanhamento de um profissional de educação física. A abordagem para o tratamento deve ser multidisciplinar e constante, incluindo a administração de medicamentos, acompanhamento psicológico, massagens e acupuntura.
コメント