top of page
  • Foto do escritor071 News

Estudantes de 54 municípios participam da vivência legislativa como jovens deputados na Alba

63 estudantes vivenciarão os trabalhos parlamentares na Assembleia Legislativa da Bahia

Durante uma semana, começando na tarde da última segunda-feira (27) e terminando na sexta-feira (1°), 63 estudantes estão vivenciando os trabalhos parlamentares na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Trata-se do Programa Deputado Jovem Baiano (DJBA), realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com o legislativo baiano, para estimular a participação social e cidadã do público estudantil das redes pública e privada de ensino. A iniciativa está possibilitando aos participantes a simulação de como funciona a rotina de um parlamentar; as suas atividades e atribuições; e os trabalhos internos para a elaboração e votação de uma lei.


Dos estudantes selecionados, 35 são da rede pública; 13 da rede privada; 4 indígenas; 4 quilombolas; 4 de Escolas da Família Agrária; e 3 são pessoas com deficiência. Com a idade mínima de 15 anos, nas modalidades do Ensino Médio, da Educação Profissional e Tecnológica, da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), eles foram selecionados em edital da SEC, entre 230 alunos inscritos. Para participar, o estudante teve que elaborar um projeto de lei de sua autoria pensando na realidade da Bahia, observando problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas em formato de proposição legislativa.

Vitória Andrade Couto, 18 anos, já se sente familiarizada com a legislatura. Estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Antônio Figueiredo – Tempo Integral, do município de Ibiassucê, em agosto deste ano, ela também participou do Programa Jovem Senador, sendo a primeira baiana eleita presidenta da mesa-diretora da vivência legislativa do Senado, em Brasília. “Precisamos nos envolver com a política para entendermos nossos direitos e deveres. Meu projeto "Mãe presente" propõe que as escolas de toda a Bahia adotem uma plataforma com vídeos para que as alunas grávidas possam acessar as matérias escolares e também um cartão beneficiário, como uma renda extra, nesse período de gestação”, explicou.


A estudante indígena tumbalalá, Karina Carvalho, trouxe da Escola Estadual Indígena Santo Antônio do Pambu, no município de Abaré, a proposta de projeto de lei de incentivo à energia renovável nas aldeias indígenas da Bahia.
“É uma proposta de proteger e preservar a nossa natureza, as matas de todas as aldeias, que são nosso bem maior”, justificou.

A coordenadora de Políticas para a Juventude em Processos Educacionais da SEC, Larissa Lima, falou da importância do programa. “Queremos estimular o protagonismo estudantil e juvenil dentro do processo parlamentar. A gente ouve, muitas vezes, que o jovem não gosta de política ou quando se interessa é mais entendendo os cargos executivos. É importante fortalecer esse espaço para que eles percebam a importância do processo legislativo e que também se reconheçam nesse espaço”, ressaltou.


Após serem acolhidos no Parlamento Estadual, na tarde da última segunda-feira (27), com uma exposição sobre a vivência parlamentar e o processo legislativo, os estudantes iniciaram os trabalhos com a formação dos partidos políticos, eleição dos líderes partidários e formação das chapas para a mesa diretora. Na terça-feira (28), ocorreu a cerimônia de posse, às 9h, no plenário da Alba, com a eleição da mesa diretora, espelhando os ritos do legislativo baiano.


As atividades prosseguiram na quarta-feira (29), quando houve finalização de pareceres com servidores da Alba e trabalhos das comissões e reunião partidária. Os jovens deputados contaram com assessores. Nesta quinta-feira (30), haverá sessão plenária, entrega dos diplomas e reflexões sobre a vivência parlamentar. Ao todo, contando com os jovens deputados e com os professores do Núcleo de Educação, 120 pessoas vão participar do evento, representando 54 municípios baianos.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page