Raquel Moreira aponta que sua turma teve baixa de quase 40% dos alunos
Foto: Reprodução | Getty Images
Com 10 anos de docência, Raquel Moreira dos Santos, pedagoga e professora da Educação Infantil em Salvador, afirma que as crianças deste segmento foram as mais afetadas. Com a pandemia do Covid-19, iniciada em março de 2020, professores e alunos precisaram se reinventar.
A Educação Básica é formada por Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. De igual forma, todos esses segmentos aderiram ao sistema remoto de ensino. Contudo, para as crianças da pré-escola (4 a 5 anos), o desafio foi maior.
Defensora da educação de filosofia construtivista, Moreira conta que nada se compara ao ensino presencial. Pois acredita na educação que é construída, em que as crianças pensam, sentem e se envolvem no que está sendo apresentado. "Nada é imposto, tudo é construído conforme a criança pensa e entende aquilo", disse.
Para ela os seis primeiros meses foram os mais desafiadores. "Foi um campo novo que tivemos que explorar, tanto eu como professora, quanto as famílias e as crianças".
Em março de 2020, com o aumento no número de casos da Covid-19, as escolas de todo o país foram fechadas. De acordo com o Censo Escolar 2020, ao todo, 4 milhões de crianças estavam matriculadas em pré-escolas no país. No entanto, esse número diminuiu devido a adaptação no formato de ensino.
Larissa Costa, advogada e mãe de uma criança de 3 anos, relata que foi necessário retirar sua filha da escola, pois ambas não se adaptaram à mudança. Além da filha ter acabado de ingressar na educação infantil, ela aponta falta de preparo na instituição. "A escola não tinha estrutura para adotar o método virtual, afinal, era algo totalmente novo. Além disso, manter a atenção de uma criança é algo muito difícil, especialmente fora do espaço físico escolar".
Segundo a Pedagoga Raquel Moreira, formada pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em sua sala de aula, houve uma baixa de quase 40% dos alunos, comparado ao período anterior à pandemia. "Em 2020 tinha uma turma grande com 18 alunos, ficamos com 11 alunos e progressivamente durante o ano isso foi se esvaziando", contou.
Dentro desse contexto, segundo Raquel, para continuo desenvolvimento das crianças, a parceria entre escola e família, nunca foi tão importante. "Porque na educação através da tela, nós só temos a voz. Embora mexamos o corpo e tenhamos descoberto outras formas, as famílias dentro das casas são nossas mãos", pontuou.
Para interagir e tornar a aula mais atrativa, a professora da pré-escola conta que a criatividade, o envolvimento e o respeito com o que as crianças querem viver naquele dia, é o segredo para as aulas serem interessantes e envolventes.
"Eu gosto muito de contar história, então a minha voz é o meu elo em todo o momento. Assim, eu descobri que eu poderia transformar a narração de histórias em vídeos diferentes e criativos, com uma caracterização, encenando, etc. Os objetos de casa, se transformaram em objetos musicais. E com isso, consegui chamar a atenção das crianças. O segredo é fazer o que as crianças gostam".
Fotos: Arquivo Pessoal | Raquel Moreira
Ao ser questionada sobre o retorno às aulas presenciais, disse:
"Esse é um tema muito polêmico, eu não poderia como ser humano singular, falar só de mim. Se fosse algo para ser vivido por mim, eu digo que eu estaria pronta. A escola com a qual eu trabalho, é uma escola privada, em que está toda equipada e pronta para receber as crianças. Por outro lado, eu não posso nesse momento falar só por mim, eu represento uma classe. Nós professores, estamos o tempo todo expostos a diversas situações e eu preciso olhar para os meus colegas e para as outras realidades. Eu tenho colegas nas escolas públicas, onde a história é outra, as famílias são outras, e a classe social é outra. Então não posso falar apenas por mim, falar em nome de todos é falar quanto professores e assim é uma exposição muito grande. Nós representamos uma classe e a estrutura social hoje é bem diversa", concluiu.
Confira vídeo criativo:
Legenda: Vídeo de recital de parlendas com teatro de sombras, usado para interagir e atrair a atenção das crianças. | Arquivo pessoal - Raquel Moreira
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