top of page
Foto do escritorRonaldo Anunciação

Deputados debatem criação do Dia Nacional do Brega

Deputados debatem a criação do Dia Nacional do Brega, buscando reconhecer e valorizar este gênero musical enraizado na diversidade cultural brasileira


Deputada Lidice defende o Dia Nacional do Brega
Foto: Mateus Pereira

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública na terça-feira (21), para discutir a proposta de criação do Dia Nacional do Brega, sugerido para ser celebrado em 14 de fevereiro. A iniciativa partiu dos deputados Lídice da Mata (PSB-BA) e Pedro Campos (PSB-PE), que defendem o reconhecimento e a valorização do gênero musical brega, enraizado na diversidade cultural brasileira.


Representantes do meio artístico, como Thiago Gravações, Nega do Babado e Alexandre Vinicius, do perfil Brega Bregoso, participaram do debate. Eles discutiram a história, a influência e a importância social do brega, um estilo musical que se destaca por suas letras românticas e melodias simples, retratando histórias de amor, desilusões e paixões.


A criação da data comemorativa, que também é uma celebração ao aniversário do famoso cantor brega, Reginaldo Rossi, foi sugerida pelo deputado Pedro Campos (PSB-PE). Ele destacou que o brega, entrelaçado com a cultura musical brasileira, merece um reconhecimento oficial e uma data comemorativa que celebre sua rica história e influência duradoura.

Em suas redes sociais, a deputada Lídice da Mata escreveu:
“O brega é um importante gênero musical brasileiro. Ele desempenha um papel fundamental na cultura popular do nosso país”.

O brega é uma forma de expressão e resistência das classes populares, muitas vezes marginalizadas pela indústria musical. Sua relevância atual pode ser observada pelo sucesso de artistas como Amado Batista, Conde Só Brega, Gaby Amarantos, Eliza Mel, Pablo, Falcão, Sidney Magal, Joelma, entre outros que continuam a conquistar fãs e a se reinventar dentro do gênero.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page