top of page
Foto do escritorRedação

Ciclo de debates do Goethe-Institut Salvador-Bahia em parceria com a UFBA chega aos últimos encontro

Mesas acontecem nos dias 21 e 28 de setembro com entrada gratuita



O "Atemporalidades – Ciclo de Debates", em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), seguirá com mais dois encontros que debatem assuntos recorrentes nos eventos realizados no Goethe-Institut Salvador-Bahia ao longo destes 60 anos, e que se mantêm como reflexões importantes hoje em dia. As trocas passearão por temas como cultura, diversidade, artes e literatura. No dia 21 de setembro, às 19h, a mesa "Um tal teatro – desenvolvimento dramático entre 1960 e hoje" traz o teatro e a dramaturgia como presenças marcantes na história dos 60 anos do Goethe-Institut. O espaço foi fomentador de novas linguagens ao longo da sua existência na cidade.

A Escola de Teatro da UFBA figura entre uma das mais antigas do Brasil e a tradição teatral de Salvador é um tópico relevante na história do teatro brasileiro. A mesa refletirá sobre a relação do Goethe-Institut Salvador-Bahia com esta cena, com as participações do encenador e multiartista internacional Diego Araúja, fundador da Plataforma ÀRÀKÁ e diretor de diversos espetáculos de teatro e performances; o Professor Doutor Raimundo Matos Leão (UFBA); Carmen Paternostro Schaffner (UFBA), Professora doutora e atual diretora da Escola de Dança da UFBA; e o Professor Doutor Celso Junior (UFRB). A mediação ficará sob o comando do dramaturgo, ator e apresentador Dr. Aldri Anunciação.

Em 27 de setembro, às 19h, o "Atemporalidades" será encerrado com "O que vem após do Jorge Amado? Literatura no Nordeste". A mesa pretende debater a literatura contemporânea na Bahia e no Nordeste. A partir da pergunta provocadora: "O que vêm após Jorge Amado?" espera-se mostrar o quanto de literatura diversa vem sendo produzida. Ordep Serra, Rita Santana, Itamar Vieira Junior e Luciany Aparecida são os escritores e pesquisadores na lista de convidados da mesa, que será mediada por Marielson Carvalho.


SOBRE O GOETHE-INSTITUT

É um instituto cultural da República Federal da Alemanha, fundado em 1951, que se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Conta com uma programação cultural que organiza e apoia um amplo espectro de eventos culturais, visando a apresentação da cultura alemã no exterior e o intercâmbio intercultural. Seus cursos são complementados por workshops e seminários para professores e dispõe de programas de exames de certificação de alemão. Atualmente dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page