Evento celebra o culto a Exu e acontece no dia 8 de março, na Feira de São Joaquim, com a participação de 80 terreiros
![operadores de turismo, guias e empresas do setor, na sede da Secretaria de Turismo da Bahia](https://static.wixstatic.com/media/5de38d_73bd6be17d12418eb0c8515c022abf76~mv2.png/v1/fill/w_49,h_37,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/5de38d_73bd6be17d12418eb0c8515c022abf76~mv2.png)
O Candomblé de Rua Olojá - Senhor do Mercado promete movimentar o afroturismo na Bahia com sua quarta edição, no dia 8 de março, na Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa. Com a participação de 80 terreiros, o evento celebra o culto a Exu e faz parte das ações do projeto Agô Bahia, que valoriza as religiões de matriz africana.
A iniciativa foi apresentada na última sexta-feira (07) a operadores de turismo, guias e empresas do setor, na sede da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA). “É uma festa de grande expressividade no culto ancestral, e a Feira de São Joaquim é um local simbólico da cultura e gastronomia baiana”, destacou o secretário da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Com o tema “Os Exus do Brasil”, o evento resgata tradições com cânticos, culinária e celebrações. “Somos uma casa dedicada a Exu e estamos retomando esse culto”, explicou Gilmar Sampaio, asobá da Casa do Mensageiro, responsável pela organização.
Empresários do turismo já enxergam o potencial da festa. “É algo inédito para nossos clientes, que têm grande interesse nas tradições baianas”, afirmou Tércia Vasconcelos, da Itaparica Tour. O presidente da Abav-BA, Jean Paul Gonze, também aposta no sucesso do evento: “A Bahia tem uma riqueza inigualável, e essa é mais uma grande oportunidade para os turistas”.
A programação inclui um grande cortejo liderado por representantes de Exu, que visitam os feirantes, seguidos por um xirê à beira-mar e distribuição de comidas típicas. O encerramento será ao som de muito samba, com acesso gratuito ao público.