top of page

Canal Educação estreia série sobre a importância da participação social nas políticas públicas de educação

Conteúdos vão apresentar importância e dinâmica da Conferência Nacional de Educação

Foto: Divulgação

O Canal Educação lançou uma nova série intitulada “Rumos da Educação”, que destaca a relevância da participação social na construção das políticas públicas. A série estreia nesta segunda-feira (22) e é composta por quatro episódios que exploram a importância, a dinâmica e os protagonistas envolvidos na Conferência Nacional de Educação (Conae). O encontro, em edição extraordinária, está agendado para ocorrer de 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília.


Os vídeos, com duração de cerca de 3 minutos cada, serão transmitidos na programação do Canal Educação e compartilhados nas redes sociais da emissora. Ao final, a série será compilada em um minidocumentário de 13 minutos. Cada episódio abordará um tema específico: o primeiro explicará a origem das políticas públicas e seu processo de elaboração; o segundo destacará a importância da participação social na discussão da Conae; o terceiro apresentará o tema central da conferência de 2024, e o último elucidará o que é o Plano Nacional de Educação (PNE).


A série contará com a participação de representantes do Ministério da Educação e de instituições envolvidas na área, integrantes do Fórum Nacional de Educação (FNE).


Conferência Nacional de Educação


A Conae desempenha um papel crucial na construção do Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos 10 anos. Após as etapas municipais e estaduais realizadas em 2023, o evento nacional reunirá mais de 2 mil participantes de todas as regiões do país. Eles participarão de debates fundamentados no tema central: "Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável".


A abertura oficial do evento, programada para 28 de janeiro às 19h, no Centro Comunitário Athos Bulcão da Universidade de Brasília, contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Educação, Camilo Santana, e de representantes da sociedade civil e comunidade acadêmica.


A Conferência está estruturada em sete eixos, que analisam e estabelecem os problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias do PNE 2024-2034.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page