Caatinga está em mais da metade dos municípios baianos
- 071 News
- 29 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Já o Cerrado é mais representativo em 18 cidades baianas, quase todas localizadas no Oeste do estado

A Caatinga predomina em 225 dos 417 municípios baianos, ocupando 54% do território do estado, de acordo com levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (28). Esse bioma exclusivo do Brasil, com clima semiárido e vegetação característica, se destaca na paisagem da Bahia.
Com uma área de cerca de 564,8 mil quilômetros quadrados, a Bahia é o quinto maior estado em extensão territorial e o quarto em número de municípios no país. O bioma Caatinga, presente no Nordeste do Brasil, é conhecido por seu clima quente e seco, com chuvas irregulares, e seu nome de origem Tupi-Guarani significa “mata branca”.
Além da Caatinga, a Bahia se estende por outros dois biomas: o Cerrado e a Mata Atlântica. O Cerrado, conhecido por sua vegetação de savana, é mais representativo em 18 cidades baianas, principalmente no Oeste do estado.
No Brasil, a Mata Atlântica é o bioma mais presente, predominando em quase metade dos municípios. Em seguida, vêm a Caatinga, o Cerrado, a Amazônia, o Pampa e o Pantanal, que predomina em apenas 9 municípios. No país, 82,7% dos municípios estão inseridos em um único bioma, e o mesmo ocorre em 9 das 27 unidades da Federação, como o Acre, Amazonas, Roraima e Amapá no bioma Amazônia, e o Ceará na Caatinga.
Os estados com os maiores percentuais de municípios interbiomas são Mato Grosso (45%), Mato Grosso do Sul (41%), São Paulo (34%), Sergipe (31%) e Rio Grande do Sul (28%).
Comments