Chuvas intensas em apenas 4 dias superam expectativas mensais, levando rios a transbordarem
Vinte dois militares auxiliarão a população do estado do Rio Grande do Sul diante das fortes chuvas no estado, e foram designados a cidade de Caxias do Sul onde aconteceram diversos desabamentos. Além deles profissionais do Goiás e Rio de Janeiro também chegaram para ajudar no resgate da população.
Os temporais que atingem o estado Gaucho desde a última segunda-feira (29), já contam com 29 mortos, 60 desaparecidos e mais de 14 mil pessoas desabrigadas, em 14 cidades.
Já choveu em 4 dias, mais que o esperado para todo o mês de maio, e os rios estão em estado de cheia.
A barragem 14 de julho teve rompimento no interior do estado, e outras 5 em estado de alerta. As pessoas que moram pelo local receberam ordem de evacuação. Diversas regiões estão sem energia, internet e água.
Em publicação extra no diário oficial do estado, o Rio grande do Sul decretou estado de calamidade pública.
“No Rio Grande do Sul a situação está bastante delicada e nossos bombeiros vão reforçar o trabalho realizando buscas e dando suporte à população local. Nestes momentos todo apoio é necessário, pois as pessoas estão bastante vulneráveis e muitas tiveram que deixar suas residências por algum tipo de risco", comentou o comandante-geral , coronel Adson Marchesini.
4 médicos e 1 enfermeiro da Secretária de saúde da Bahia (Sesab), foram enviados juntos com os bombeiros militares. Em 2019 profissionais baianos também foram enviados no auxílio da tragédia de Brumadinho, e em 2022 à Petrópolis diante das fortes chuvas no Rio de Janeiro.
Comments