O coletivo musical encerra o Carnaval “Batukerê: Toda Fé, Toda Paz” nesta terça-feira (13)
O BaianaSystem, um dos maiores nomes da música brasileira contemporânea, vai fechar o Carnaval de Salvador com um show no Largo do Pelourinho nesta terça-feira (13), às 23h. O espetáculo terá a participação especial do rapper Vandal e faz parte das comemorações dos 15 anos de trajetória do grupo.
O show integra o projeto "Batukerê: Toda Fé, Toda Paz", que marcou a presença do BaianaSystem no maior Carnaval sem cordas do mundo em 2024. O tema do Carnaval deste ano foi “50 Anos de Blocos Afro. Nossa Energia é Ancestral”, em homenagem ao surgimento do Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil, em 1974.
O vocalista Russo Passapusso explica que o conceito de "Batukerê" é uma forma de expressar a diversidade e a união que caracterizam o Carnaval baiano. "É um código muito importante para a gente sair para as ruas, respeitando a fé e a paz de cada um, porque quando eu falo paz eu digo a minha, mas eu quero respeitar a sua, quando eu digo fé, eu quero toda", diz.
O guitarrista Roberto Barreto destaca que o Carnaval de 2024 tem um significado especial para o BaianaSystem, que lançou o seu primeiro álbum em 2009 e desde então vem conquistando o público com a sua mistura de ritmos, influências e mensagens. "É um Carnaval que é pós-pandemia, pós uma série de coisas que a gente vem tentando fazer ali na avenida, falando de paz, de amor, o grito que Russo puxa de 'É só amor'. Por isso a gente está chamando esse Carnaval de 'Batukerê: Toda Fé, Toda Paz'", afirma.
Antes de chegar ao Carnaval, o BaianaSystem participou de vários ensaios de verão com os grandes mestres e blocos afro da Bahia, como Ilê Aiyê, Olodum, Cortejo Afro, Afoxé Filhos de Gandhy, Gerônimo Santana, Armandinho, Dodô e Osmar, entre outros. "Foi uma imersão pré-Carnaval, celebrando e absorvendo as raízes da música baiana, fazendo uma junção de universos muitas vezes antagônicos em muitos momentos da história e muitas vezes complementares entre o universo do trio elétrico, do eletrônico, dos blocos afros e dos batuques", conta Roberto.
O show no Pelourinho também será uma oportunidade para o público conhecer a nova música do BaianaSystem, "Batukerê - Toda Fé de Salvador", que antecipa o novo álbum do coletivo, previsto para ser lançado ainda este ano. A faixa, que tem a participação de Vandal, foi divulgada no dia 8 de fevereiro, com um videoclipe dirigido por Filipe Cartaxo.
O show do BaianaSystem no Pelourinho é uma realização do Governo do Estado da Bahia e Sufotur, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). A entrada é gratuita e sujeita à lotação do espaço.
댓글