Unidade do grupo Carrefour gera até 230 empregos e oferece 13 mil itens, seguindo o modelo de atacarejo brasileiro
O Atacadão, do grupo Carrefour, abriu na quinta-feira (20) sua primeira loja na Europa, na cidade francesa de Aulnay-sous-Bois, nas imediações de Paris. A unidade é uma conversão de uma loja Carrefour.
O Atacadão já está presente no Marrocos com 15 lojas por meio do modelo de franquia, em parceria com o Grupo LabelVie, empresa que também é parceira na primeira loja do Atacadão na Europa. O modelo de atacarejo, popular no Brasil, ainda enfrenta desafios na França, onde é visto como uma opção de menor qualidade.
No ano passado, o Carrefour planejou abrir a primeira loja na Europa na cidade de Sevran, próxima à capital, mas enfrentou forte resistência da prefeitura local, que temia a "degradação da oferta local". Sevran fica a cerca de cinco quilômetros de Aulnay-sous-Bois, onde a nova loja foi aberta.
A nova loja do Atacadão vai gerar entre 200 e 230 empregos diretos e indiretos e possui 10 mil metros quadrados de área de vendas, superando a média de um hipermercado tradicional do grupo. A loja oferece cerca de 13 mil itens, incluindo produtos de marcas locais e mercadorias da antiga loja Carrefour no local.
A abertura da loja ocorre em um momento em que a Europa ainda lida com os efeitos da alta inflação pós-pandemia, que impactou o orçamento das famílias. O modelo de atacarejo oferece produtos com preços 10% a 15% abaixo do varejo.
Números recentes do Atacadão mostram um aumento de 5,4% nas vendas líquidas de janeiro a março no Brasil, inferior ao crescimento de concorrentes como Assaí e Mateus, mas com melhora na rentabilidade.
A margem bruta subiu de 15,4% para 16%, e a margem EBITDA, que mede lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação, aumentou de 15,6% para 16,6%.
コメント