Americanas planeja fechar mais de 80 lojas ainda
- Victor Oliveira
- 2 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Varejista está em recuperação judicial desde janeiro de 2023

De acordo com as informações do jornal “Folha de S. Paulo”, somente neste ano, a Americanas deve fechar cerca de 80 pontos de venda espalhados pelo Brasil.
Em janeiro do ano passado de 2023, a Americanas entrou em recuperação judicial devido a uma fraude contábil de R$ 25 bilhões. Atualmente, a empresa possui 1.680 lojas, mas até o final do ano pretende reduzir para 1.600 unidades.
Durante entrevista ao jornal mencionado, o presidente da companhia, Leonardo Coelho, afirmou que, apesar dos fechamentos, a expectativa é abrir algumas unidades em pontos considerados estratégicos. “Mas também acreditamos no crescimento da empresa, estamos estudando abrir dez novos pontos de venda até o fim do ano”, disse ele.
A empresa está realizando uma série de desinvestimentos para realocar dinheiro para o novo público-alvo da empresa: homens e mulheres das classes B e C. Por conta disso, a empresa colocou à venda a rede de hortifrútis Natural da Terral, Único (franquias de Puket e Imaginarium) e até mesmo a fintech Ame Digital.
Segundo o conforme o presidente da companhia, na loja física, a ideia será trabalhar cada vez mais promoções no ponto de venda, trazendo para a frente da loja, todos os dias, os itens que estiverem com maior desconto em relação à concorrência.
De acordo com ele, a expectativa é positiva. Isso porque, enquanto a crise fez com que as vendas online desabassem 77% nos nove primeiros meses de 2023, as vendas nas lojas físicas recuaram apenas 4%. “Isso mostra o quanto a Americanas é uma marca forte e tem um público fiel”, disse ele, completando que a empresa perdeu “sellers no marketplace, mas quem ficou está vendendo cada vez mais.”
Comments