Alagamento deixa moradores ‘ilhados’ há três dias no Parque São Cristóvão; veja imagens
- Victor Oliveira
- 9 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Moradores estão ilhados há três dias devido a alagamento no Parque São Cristóvão, em Salvador. Intensas chuvas causaram prejuízos e refletem problemas recorrentes na região. Embasa e Defesa Civil alertam para continuidade das precipitações

Moradores da Rua Norte 1 e 2, no Parque São Cristóvão, em Salvador, estão há três dias sem conseguir sair de casa após o intenso temporal que atingiu a capital baiana. A água invadiu casas e estragou móveis, causando prejuízo para a comunidade local, inclusive, em Cassange.
Situação semelhante ocorreu nos anos de 2020 e 2022 quando a barragem do rio Ipitanga transbordou, afetando rios da região e um canal próximo à Rua Norte 2.

A Embasa informou que o alagamento de parte da localidade de Cassange/ São Cristóvão reflete principalmente o grande volume de chuvas que caiu na bacia do rio Ipitanga, que passa muito próximo às moradias. A abertura parcial das comportas da barragem de Ipitanga 1, iniciada na semana passada, é uma medida necessária para garantir sua segurança estrutural.

"A existência da barragem, na verdade, possibilita uma liberação gradual da água acumulada, servindo como contenção ao aumento súbito do nível do rio em época de chuvas", explicou a Embasa em nota.
Segundo a Defesa Civil da cidade (Codesal), a chuva que atingiu a capital baiana, nesta segunda-feira (8), deve continuar nos próximos dias por causa da atuação de um sistema de baixa pressão que favorece a ocorrência de precipitações.
Comments