top of page
Foto do escritor071 News

Afoxé Filhas de Gandhy revela o tema para o Carnaval 2024

Bloco afro de Salvador, com 45 anos de tradição, anuncia programação e tema que destaca a identidade de matriz africana e celebra a força das mulheres nos terreiros

Celebrando 45 anos de história e empoderamento feminino, o Afoxé Filhas de Gandhy lançou, com grande festa, o tema do Carnaval 2024: "Mulheres de Terreiro, Detentoras do Sagrado". O primeiro bloco de mulheres afoxé da Bahia reuniu imprensa, autoridades e apoiadores para apresentar a programação da folia baiana.


A presidente do bloco, Glicéria Vasconcelos, e a coordenadora do Carnaval 2024, Silvana Magda, compartilharam o entusiasmo com os convidados, incluindo o vice-governador Geraldo Júnior e os secretários estaduais Fabya Reis, Bruno Monteiro, Elisângela Araújo, Ângela Guimarães e Larissa Gomes Moraes.


O tema escolhido, "Mulheres de Terreiro, Detentoras do Sagrado", destaca a identidade de matriz africana, especialmente através do ritmo ijexá, refletindo-se na musicalidade, repertório, danças e figurinos do desfile. Durante o evento, também foi apresentada a nova fantasia do bloco, mantendo as cores azul e branco, típicas da categoria Afoxé, e incorporando toda a beleza dos turbantes, adereços e alas de baianas.


O desfile do Afoxé Filhas de Gandhy acontecerá no sábado (10), no Circuito Batatinha, Centro Histórico, e na segunda-feira (12), no Circuito Dodó, Barra/Ondina. Além dos desfiles, o bloco realizará um Esquenta Percussivo no dia 10 de fevereiro, saindo da sede do Afoxé na rua Gregório de Matos. O trajeto incluirá o Largo do Pelourinho, Terreiro de Jesus e Centro Histórico, contando com a participação especial de artistas da música baiana.


O Carnaval 2024 do Afoxé Filhas de Gandhy conta com o patrocínio do Conselho Nacional do SESI e do Governo do Estado, através do Programa Carnaval Ouro Negro, e é realizado pela NZO Hub Criativo, empresa baiana de projetos afroculturais.


Tradição de 45 Anos: A Sociedade Recreativa e Cultural Afoxé Filhas de Gandhy, filantrópica e reconhecida de utilidade pública, desempenha papel fundamental no Carnaval da Bahia, celebrando a riqueza da cultura afro-brasileira e promovendo a igualdade de gênero. Glicéria Vasconcelos, presidente do Bloco, destaca: "Além de ser um espaço de celebração, o Bloco é um agente de resistência cultural e social, promovendo a relevância das mulheres na preservação das religiões de matriz africanas ao longo da história, reconhecendo seu papel como guardiãs do sagrado nos terreiros". O Afoxé reúne mulheres de diversos segmentos sociais, promovendo a valorização do Afoxé enquanto cultura negra da Bahia e o empoderamento das mulheres negras.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page