top of page
Foto do escritorRedação

Adeus ao Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo: uma vida dedicada à fé e à solidariedade

Arcebispo emérito de Salvador e notável líder religioso deixa um legado de serviço e impacto social em sua trajetória na Igreja Católica

Dom Geraldo Majella Agnelo
Foto: Arquidiocese de Salvador

O Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, Arcebispo Emérito de Salvador, na Bahia, faleceu aos 89 anos em Londrina, no norte do Paraná. O religioso, que também liderou a Arquidiocese de Londrina por oito anos e meio entre 1983 e 1991, morreu neste sábado (26).


No final de 2022, Dom Geraldo sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e estava em tratamento domiciliar. A Arquidiocese de Londrina informou que sua saúde se agravou em dezembro do ano passado, levando-o a residir no Paraná desde 2014.

O sepultamento do Cardeal ocorrerá na Cripta da Catedral Metropolitana de Londrina, onde descansam os primeiros bispos e arcebispos da região.


Trajetória de Dom Geraldo


Nascido em 19 de outubro de 1933, em Juiz de Fora, Minas Gerais, Dom Geraldo foi ordenado padre em 1957. Ele obteve doutorado em teologia em Roma e, em 1978, tornou-se Bispo de Toledo, no oeste do Paraná, onde permaneceu por quatro anos até 1982.


Em 1983, assumiu como Arcebispo de Londrina, período em que participou da construção da torre da catedral local, que abrigou os sinos. Durante essa época, em parceria com Zilda Arns, fundou a Pastoral da Criança, inicialmente na cidade de Florestópolis, onde combateu altas taxas de mortalidade infantil.


Dom Geraldo desempenhou papel importante na Igreja Católica, participando de dois conclaves. O primeiro, em 2005, escolheu o Papa Bento XVI, e o segundo, a eleição do Papa Francisco.


Entre 2003 e 2007, presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Após sua renúncia ao cargo em 2011, retornou a Londrina, onde residiu até seu falecimento.


Legado e Reconhecimento


Dom Geraldo deixou um legado significativo, sendo um dos fundadores da Pastoral da Criança, que expandiu para diversas regiões do mundo. Sua contribuição para a Igreja Católica e sua atuação em momentos cruciais, como os conclaves papais, marcaram sua trajetória.


Seu papel como Arcebispo Emérito de Salvador e a honraria de Cardeal conferida pelo Papa João Paulo II também são marcos importantes em sua carreira eclesiástica. A celebração de seus 65 anos de ordenação sacerdotal em 2022 reuniu líderes religiosos de várias partes do Brasil.


A passagem de Dom Geraldo Majella Agnelo deixa um vazio na Igreja e na comunidade onde atuou com dedicação e compromisso ao longo de sua vida.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page