Descubra a riqueza da cultura baiana através da literatura: cinco autores e obras imperdíveis para você explorar
Se você está a procura de um bom entretenimento e que de quebra lhe proporcione conhecimento sobre a cultura baiana, você está no lugar certo. Conheça os 5 principais escritores e suas obras da literatura baiana que você deve ler pelo menos uma vez na vida, dos mais clássicos aos moderno.
Confira abaixo nossas indicações:
Jorge Amado
O famoso escrito baiano Jorge Leal Amado nasceu na cidade de Itabuna, localizada no Sul da Bahia , em 10 de agosto de 1912. Começou a escrever ainda na adolescência, formando-se em direito em 1935 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, porém sua paixão sempre foi a escrita. Seu estilo literário é conhecido por ser um romance da terra, mais também moderno. Ele é autor de clássicos como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Gabriela Cravo e Canela e Tenda dos Milagres, que fala sobre os conflitos de classes sociais e questões religiosas em Salvador. As obras citadas ganharam adaptações para as redes televisivas. Jorge Amado é vencedor de prêmios como o Prêmio Camões (1994) e o Prêmio Stalin da Paz (1951).
Castro Alves
Antônio Frederico de Castro Alves, também conhecido como Castro Alves, é um dos maiores poetas da historia do Brasil. Nasceu em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, em 14 de março de 1947 e infelizmente veio a falecer com apenas 24 anos. Ainda que tenha morrido jovem, ele deixou um grande legado, como os clássicos Espuma Flutuantes, Hinos do Equador e Navio Negreiro, sendo o ultimo citado uma das suas obras mais famosas, que conta a historia de pessoas negras que são raptadas da África para serem escravizadas no Brasil.
Gregório de Matos
Gregório de Matos Guerras nasceu em Salvador, no dia 23 de dezembro de 1636. Ele é considerado o maior poeta barroco brasileiro e um dos primeiros a criar a poesia satírica no pais.
Suas principais obras são A Cidade, O Crime, A Vingança, A Devessa, O Destino, além de muitas outras obras. Era conhecido como o boca do inferno, por fazer criticas mordazes aos políticos da Bahia no século XVI.
Hugo Canuto
Hugo Canuto é quadrinista e ilustrador, que nasceu em Salvador em 1986. Suas histórias em quadrinhos estão se tornando algumas das publicações independentes de maior nacionalmente. Quase todos os seus trabalhos tem referencia direta a cultura baiana e afro-brasileira, no qual ele cresceu inserido e se identifica.
Em 2015, ele lançou de forma independente no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, a HQ A Canção de Mayrube – O Início, inspirada nas mitologias dos Povos da América. No ano seguinte, participou da antologia Máquina Zero 2 da editora Quadro a Quadro e teve seu trabalho homenageando Jack Kirby publicado pela Marvel Comics.
Carla Akotirene
Carla Adriana da Silva Santos, também conhecida como Carla Akotirene é uma militante, pesquisadora, autora e colunista do tema feminismo negro no Brasil. Nasceu em Salvador em 30 de abril de 1980. Mestra e doutoranda em Estudos Feministas pela Universidade Federal da Bahia, já lançou dois livros que foram sucesso de crítica e vendas: O que é interseccionalidade? (2018) e Ó paí, prezada! Racismo e sexismo institucionais tomando bonde nas penitenciárias femininas (2020).
Em 2018, foi uma das especialistas convidadas pela ONU Mulheres para falar sobre sua visão como especialista negra sobre temas como violência contra as mulheres negras e racismo. Atualmente, é colunista na revista Vogue Brasil.
Se você gostou das nossas indicações, aproveite o momento. Inicie sua leitura agora mesmo e divirta-se!
Comments