top of page
Foto do escritor071 News

5 dicas excelentes sobre autores e obras que retratam a cultura baiana que você precisa ler

Atualizado: 14 de dez. de 2023

Descubra a riqueza da cultura baiana através da literatura: cinco autores e obras imperdíveis para você explorar

Foto: Reprodução

Se você está a procura de um bom entretenimento e que de quebra lhe proporcione conhecimento sobre a cultura baiana, você está no lugar certo. Conheça os 5 principais escritores e suas obras da literatura baiana que você deve ler pelo menos uma vez na vida, dos mais clássicos aos moderno.


Confira abaixo nossas indicações:


Jorge Amado

Foto: Imagem/Ilustração de Jorge Amado e algumas de suas obras

O famoso escrito baiano Jorge Leal Amado nasceu na cidade de Itabuna, localizada no Sul da Bahia , em 10 de agosto de 1912. Começou a escrever ainda na adolescência, formando-se em direito em 1935 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, porém sua paixão sempre foi a escrita. Seu estilo literário é conhecido por ser um romance da terra, mais também moderno. Ele é autor de clássicos como Dona Flor e Seus Dois Maridos, Gabriela Cravo e Canela e Tenda dos Milagres, que fala sobre os conflitos de classes sociais e questões religiosas em Salvador. As obras citadas ganharam adaptações para as redes televisivas. Jorge Amado é vencedor de prêmios como o Prêmio Camões (1994) e o Prêmio Stalin da Paz (1951).


Castro Alves


Imagem: Reprodução / Pintura de Castro Alves

Antônio Frederico de Castro Alves, também conhecido como Castro Alves, é um dos maiores poetas da historia do Brasil. Nasceu em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, em 14 de março de 1947 e infelizmente veio a falecer com apenas 24 anos. Ainda que tenha morrido jovem, ele deixou um grande legado, como os clássicos Espuma Flutuantes, Hinos do Equador e Navio Negreiro, sendo o ultimo citado uma das suas obras mais famosas, que conta a historia de pessoas negras que são raptadas da África para serem escravizadas no Brasil.


Imagem: reprodução / Livro Navio Negreiro

Imagem: Livro Espuma Flutuante

Gregório de Matos

Imagem: Pintura de Gregório de Matos

Gregório de Matos Guerras nasceu em Salvador, no dia 23 de dezembro de 1636. Ele é considerado o maior poeta barroco brasileiro e um dos primeiros a criar a poesia satírica no pais.


Imagem: Livro de Poesias de Gregório de Matos

Suas principais obras são A Cidade, O Crime, A Vingança, A Devessa, O Destino, além de muitas outras obras. Era conhecido como o boca do inferno, por fazer criticas mordazes aos políticos da Bahia no século XVI.


Hugo Canuto


Imagem: reprodução / Hugo Canuto

Hugo Canuto é quadrinista e ilustrador, que nasceu em Salvador em 1986. Suas histórias em quadrinhos estão se tornando algumas das publicações independentes de maior nacionalmente. Quase todos os seus trabalhos tem referencia direta a cultura baiana e afro-brasileira, no qual ele cresceu inserido e se identifica.


Imagem: Reprodução/Contos dos Orixás

Em 2015, ele lançou de forma independente no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, a HQ A Canção de Mayrube – O Início, inspirada nas mitologias dos Povos da América. No ano seguinte, participou da antologia Máquina Zero 2 da editora Quadro a Quadro e teve seu trabalho homenageando Jack Kirby publicado pela Marvel Comics.

Carla Akotirene


Imagem: Reprodução/Carla Akotirene

Carla Adriana da Silva Santos, também conhecida como Carla Akotirene é uma militante, pesquisadora, autora e colunista do tema feminismo negro no Brasil. Nasceu em Salvador em 30 de abril de 1980. Mestra e doutoranda em Estudos Feministas pela Universidade Federal da Bahia, já lançou dois livros que foram sucesso de crítica e vendas: O que é interseccionalidade? (2018) e Ó paí, prezada! Racismo e sexismo institucionais tomando bonde nas penitenciárias femininas (2020).


Imagem: Reprodução/Livro Interseccionalidade

Em 2018, foi uma das especialistas convidadas pela ONU Mulheres para falar sobre sua visão como especialista negra sobre temas como violência contra as mulheres negras e racismo. Atualmente, é colunista na revista Vogue Brasil.


Imagem: Reprodução/Ó Pa í, Prezada!

Se você gostou das nossas indicações, aproveite o momento. Inicie sua leitura agora mesmo e divirta-se!





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page